Páginas

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Caderno de Teses da FETAM-RN



Caderno de Teses

FETAM/RN – Renovada Pela Base!
Apresentação
“O capitalismo é o predador natural do Estado e o filho promíscuo da democracia burguesa”. 
 Prof. Antônio Neves
Esta é uma tese elaborada pela força coletiva de um pensamento crítico sobre a ideia de uma nação. É uma análise nascida da base da Classe Trabalhadora do serviço público municipal do estado do Rio Grande do Norte, que se ver diante da mentalidade de um país que precisa compreender melhor a construção do poder dominante, que se dá entre o cruzamento das linhas históricas surgidas da estratificação política e social entre o povo, os trabalhadores e a elite burguesa nacional.
É também um pensamento que tem consciência de que as lutas de classes no Brasil são tão evidentes quanto o fato de que o poder não pertence ao povo, como determina a própria Constituição, dita cidadã, portanto, defendemos a ruptura do modelo político-social do Estado em seu estágio atual, por uma alternativa popularmente democrática, que rompa com mais de 500 anos de subserviência, exclusão social, opressão e assaltos às riquezas produzidas pelos trabalhadores da cidade e do campo. Nas linhas desse pensamento, ecoa um não a este modelo de democracia representativa com donos e oligarquias regionais que detém o poder e tripudiam das massas e dos operários.
Acreditamos que outro modelo de economia e sociedade é possível, a partir da construção de um novo sujeito social e de uma nação acolhedora, em que sua cordialidade não seja confundida com passividade e as injustiças não sejam tratadas pela omissão ou patrocinadas pela ação de um Estado violento e criminoso.
As análises aqui expostas são resultados de conflitos históricos, identificados nas relações que contestam o poder da minoria (a burguesia) na forma como se mantém até os dias atuais e direciona para um poder que proporcione a construção de uma nação de iguais (dos trabalhadores e do povo). Um novo Brasil não surgirá da passividade de alguns, nem da subjetividade de outros tantos, nem da retórica de pensamentos abstratos, personalistas ou salvacionistas, defensores do modelo atual de sociedade. O Brasil tão sonhado surgirá da organização de um pensamento político crítico, real, articulado e bem definido, que aponte para a retomada do combate histórico que determina de qual lado estamos, o que defendemos e o que pretendemos deixar como herança para os filhos da pátria mãe gentil.
Não demora o tempo que está por vir, onde a Classe Trabalhadora precisará está mais coesa e unificada em torno de um projeto maior, que é o da ruptura com as ultrapassadas fórmulas infecundas e obsoletas que emperram a construção de meios mais eficazes para se superar os grandes desafios que resistem impositivamente, e isso exige um movimento sindical mais organizado, combativo, questionador, reflexivo e atuante por todos os canais de lutas onde possamos fazer valer o poder da nossa participação para influir diretamente na consolidação organizada dos nossos objetivos políticos, econômicos e sociais. Uma Fetam-RN mais democrática, orgânica e política é necessária!
A ocupação, pelos trabalhadores(as) da cidade e do campo, do devido espaço político e de poder que almejamos como agentes transformadores dessa ordem vigente, exige ampla compreensão do projeto em disputa, do papel dos seus atores envolvidos e do que está em jogo a partir do que vier a ser alcançado, por isso, a nossa Federação (Fetam/RN), deve está acima dos interesses partidários, pessoais ou eleitoreiros de quem quer que seja, para atender a toda uma demanda de interesses coletivos em que a Classe Trabalhadora do Rio Grande do Norte sinta-se fortemente representada, convencida de que nossa voz pode ir mais longe se estivermos unidos, decididos e encorajados a construí-la com fé, coragem, transparência e determinação.
FETAM FORTE, RENOVADA PELA BASE!
Fetam-RN – Renovada Pela Base!
FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário