sábado, 12 de janeiro de 2013
Conselho Comunitário do Bairro Penedo - Caicó-RN. : Coleta seletiva no Bairro Penedo de Caicó
Conselho Comunitário do Bairro Penedo - Caicó-RN. : Coleta seletiva no Bairro Penedo de Caicó: Execução do Projeto RECICLAGEM CIDADÃ.
O QUE SÃO FÓSSEIS?
Os fósseis são registros arqueológicos deixados no solo ou no subsolo, são restos de animais e plantas que se conservaram de maneira natural ao longo de milhões ou até bilhões de anos.
São conservados em sedimentos minerais, principalmente a sílica; o processo de fossilização consiste na transformação da matéria orgânica em um composto mineral, mas que não perde sua característica física. Um fóssil pode ser definido como a substituição da matéria orgânica de um animal ou vegetal por minerais. Por meio desse elemento arqueológico, o paleontólogo (profissional que estuda os fósseis) realiza descobertas de fatos que aconteceram há milhões anos.
O elemento arqueológico em questão revela, além de restos de animais e plantas, pegadas e restos de comida. Esses registros podem ter diferentes tamanhos, variando, desde dinossauros e ancestrais humanos, até seres microscópicos, como os protozoários.
Para a realização de estudos pré-históricos é preciso analisar os fósseis, eles são fontes imprescindíveis para desvendar acontecimentos que ocorreram em tempos distantes.
Para a datação dos fósseis, o método mais usado e eficaz é o de radioatividade. Com o auxílio de aparelhos sofisticados, os cientistas avaliam ou medem a quantidade de carbono 14, urânio e chumbo presente nesses fósseis. A partir desses dados é possível saber há quantos milhões ou bilhões de anos se formou um mineral, por exemplo, além de identificar a idade de um fóssil animal ou vegetal.
O ESTUDO DA PRÉ-HISTÓRIA
O conhecimento que temos da Pré-história se deve a outras ciências. Assim, temos vários especialistas que realizam estes estudos, entre eles:
- PALEONTÓLOGOS - Estudam a origem e a evolução de todos os seres vivos ( inclusive os seres humanos) por meio dos fósseis;
- ARQUEÓLOGOS - Estudam o passado das sociedades humanas por meio de vestígios deixados pelo ser humano. Além dos fósseis, eles estudam objetos, adornos, utensílios, pinturas, inscrições etc., que servem como fontes históricas.
FONTE:
VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix: História. 6º Ano. São Paulo: Scipione, 2009. ( Coleção: Projeto Radix).
Eliezer Dantas: PRESIDENTA DO SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS ...
Eliezer Dantas: PRESIDENTA DO SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS ...: 0 comentários Tags: EDUCAÇÃO A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caicó, através da...
O que fez o homem deixar sua condição de irracional?
O Homem como animal que é, distingue-se dos demais, porque evoluiu e tornou-se racional pela necessidade de conseguir meios para sua sobrevivência. Para sobreviver ele teve que se adaptar ao meio ambiente, desenvolvendo habilidades para vencer os outros animais irracionais, pois era menor e mais fraco que eles.Como animal irracional ele vivia como os animais irracionais sociais, que se agregavam em comunidades, eram nômades, viviam da caça, não sabiam se comunicar, não sabiam manipular coisas e não tinham uma visão ampla (tridimensional).
A luta pela sobrevivência no mesmo ambiente dos animais irracionais levou-o a usar as mãos para manipular coisas que o ajudassem a sobreviver, e o uso das mãos para isto, fez com que se apoiasse só nas pernas. Tornou-se bípede (4 milhões de anos).
Esta nova posição lhe permitiu ampliar a visão, passou a ver em 3 dimensões.
Começou a usar a pedra para fazer objetos (3 milhões de anos).
O manejo das mãos e a visão tridimensional forçaram o desenvolvimento do cérebro, que aumentou em tamanho e capacidade, o que permitiu que ele tivesse um melhor raciocínio.
O homem passou a ser racional. Começa o período pré-histórico
O que é o homem racional?
O homem racional, se diferencia dos outros animais pela capacidade de falar, raciocinar, trabalhar, transmitir os conhecimentos herdados de gerações anteriores, viver em sociedade, etc.
O QUE É PRÉ-HISTÓRIA?
É o desenrolar dos fatos que contam a vida do homem na Terra a partir do momento em que deiixa sua condição de irracional e passa a ser racional, até a invenção da escrita.
FONTE:
http://yedaseveral.com.br/yeda-several/?page_id=595
PRÉ-HISTÓRIA
História é a ciência que estuda o Homem no tempo e no espaço.É o estudo dos fatos de sua existência e das realizações de seus antepassados.
Estas realizações começam quando o nada se transforma em Universo, mas a história do homem começa quando o Homem deixa de ser irracional.
A racionalidade do Homem marca o início do estudo histórico do Homem.
Para facilitar o estudo da História do Homem, os historiadores dividiram a história em dois grandes períodos: Pré-História e História.
A pré história é o período que vem antes da escrita e a História começa com a escrita e vem até nossos dias.
FONTE
HAVIA HISTÓRIA "ANTES DA HISTÓRIA"?
Há muitos filmes, charges, desenhos animados e histórias em quadrinhos que fazem referencia à Pré-história, época mais remota da vida humana. em muitos casos, as pessoas que viveram naquele período são retratadas como brutas e pouco inteligentes. Será que elas de fato eram assim? Se fossem, como teriam se espalhado por todos os continentes da Terra e enfrentado as enormes dificuldades de sobrevivência?
VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix: História. 6º Ano. São Paulo: Scipione, 2009. ( Coleção: Projeto Radix).
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
A CLASSIFICAÇÃO DO HOMEM MODERNO
O mundo é constituído por uma variedade muito grande de organismos. Para se estudar e compreender tamanha diversidade animal, foi necessário o estabelecimento de critérios que propiciassem uma classificação objetiva, simples e compreensível dos seres vivos. Aristóteles (século IV a.C.) foi um dos primeiros naturalistas a se preocupar com a classificação dos animais, sendo na sua época conhecidas cerca de 1000 espécies,
das quais 450 eram animais.
O grande idealizador de critérios na área de classificação de seres foi o naturalista sueco
Carl Lineu (1707–1778). O antropólogo Loren Eiseley (BRODY, 2000, p. 227) descreve o amor
de Lineu pela diversidade de vida como “uma fome poética da mente por experimentar cada folha, flor e pássaro [...] Ele foi o gênio nomeador por excelência [...]”. Em 1735, ao publicar Systeme Naturae, Lineu criou um método claro e eficiente de nomear todos os animais e plantas. Aperfeiçoado pela biologia moderna, esse método envolve os sete níveis de todos os seres vivos, a começar pelo maior e mais geral.
Eliezer Dantas: Cliente do Banco do Brasil está Revoltado com Cena...
Eliezer Dantas: Cliente do Banco do Brasil está Revoltado com Cena...: Cliente do Banco do Brasil está Revoltado com Cena dentro do Brasil em Caicó. foto Eliezer Dantas A partir de hoje quando eu passar na...
Eliezer Dantas: Sem salário de dezembro, professores de Caicó amea...
Eliezer Dantas: Sem salário de dezembro, professores de Caicó amea...: Sem salário de dezembro, professores de Caicó ameaçam não iniciar ano letivo Joseana Soares durante a confraternização do SINDSER...
BLOG - Professor Antônio Neves: PISO SALARIAL DOS PROFESSORES TERÁ REAJUSTE DE 7,9...
BLOG - Professor Antônio Neves: PISO SALARIAL DOS PROFESSORES TERÁ REAJUSTE DE 7,9...: O valor piso salarial nacional do magistério da educação básica terá reajuste de 7,97% em 2013. A informação foi divulgada hoje (10) pelo...
quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
HOMO SAPIENS SAPIENS
CARACTERÍSTICAS ANATÔMICAS DO HOMO SAPIENS SAPIENS:
- Dentes e maxilares modernos;
- presença de queixo.
- Cérebros grandes (variação de 1.000 a 2.000 cm3 com média e 1.300 cm3).
- Bipedalismo.
- Agarramento de força e de precisão.
- (Instrumentos de pedra, de osso e, mais tarde, de metal; uso do fogo)
Homo sapiens neanderthalensis
As características do Homem Sábio (Homo Sapiens) são as seguintes:
- Dentes menos modernos;
- ausência de queixo.
- Cérebros grandes (variação de 1.200 a 1.600cm3).
- Bipedalismo razoável.
- Agarramento de força; talvez também agarramento de precisão.(Somente instrumentos de pedra; uso do fogo).
FASE HUMANA
A Fase Humana é caracterizada pelo Termo Homo Erectus, tendo os seguintes pontos:
- Dentes maiores, menos evoluídos;
- ausência de queixo.
- Cérebros menores (variação de 550 a 1.200 cm3).
- Provavelmente, bom bipedalismo.
- Desconhece-se o seu tipo de agarramento. (Instrumentos rústicos de pedra; uso do fogo).
FASE HUMANA PRIMITIVA
Na Fase Humana Primitiva o Homem foi denominado de Homo Habilis. Por conseguinte, significa Home Habilidoso. Desta forma, apresenta as seguintes características:
- Dentes maiores, menos evoluídos;
- ausência de queixo.
- Cérebros pequenos (aproximadamente 670 cm3).
- Bipedalismo avançado.
- Agarramentode força. (Primitivos fazedores de instrumentosde pedra).
FASE PRÉ-HUMANA
CARACTERÍSTICAS
DA FASE PRÉ-HUMANA
- Dentição hominídea.
- Cérebro muito pequeno (500 cm3).
- Bipedalismo primitivo.
- Agarramento de tipo desconhecido. (Usuários de ferramentas; possivelmente, primitivosfazedores de instrumentos).
A ÁRVORE GENEALÓGICA HUMANA
Toda família tem a sua árvore genealógica e, quanto mais antiga for, mais extensa se torna a árvore. No caso da hominização, processo de evolução física e intelectual do homem, desde a sua origem primata até o estágio de desenvolvimento atual, a construção é delineada pelo genealogista e seus traços são estudados por várias ciências.
FONTE
Cruz, Franklin Nelson da. Ciências da natureza e realidade: interdisciplinar/ Franklin Nelson, Gilvan Luiz Borba, Luiz Roberto Diz deAbreu. – Natal, RN: EDUFRN Editora da UFRN, 2005. 348 p.
CONHECIMENTO BIOLÓGICO ATRELADO AO CONHECIMENTO HISTÓRICO
O conhecimento do ser humano exige um estudo das diferentes fases pelas quais a humanidade passou, desde a sua fase mais primitiva, Hominídea, até a fase presente, a do homem atual. Para isso, precisamos responder à pergunta: onde e quando surgiu o homem?
Os antropólogos e paleontólogos modernos, consensualmente, admitem que o berço da
humanidade é a África. A descoberta de fósseis humanos no vale da garganta de Olduvai, no
Quênia (Tanzânia), na África Oriental, reforça ainda mais essa idéia.
Agora, visando empreendermos uma incursão à Pré-História, em uma primeira etapa, vamos conhecer as eras geológicas.
A segunda etapa diz respeito ao momento em que se dá a divisão entre a História e a
Pré-História. A escrita, surgida há 3.500 anos a.C., é tida como a interface que separa esses
dois momentos distintos da evolução humana:
o Paleolítico, do grego paleos, antigo, e lithos, pedra: primeiro período da era quaternária,
durante a qual apareceram os primeiros homens a trabalhar a pedra;
o Neolítico, do grego neo, novo, e lithos, pedra: fase do desenvolvimento da humanidade, caracterizada pela utilização da técnica da pedra polida e por profundas transformações econômicas nas sociedades (agricultura, criações de animais, novas indústrias), que antecedeu a Idade dos Metais.
INÍCIO DOS ESTUDOS SOBRE O HOMEM
Somente a partir do século XIX, com as descobertas promovidas pela ciência moderna a respeito da origem da nossa espécie, o homem penetrou no mundo mutável e em pérpetua
evolução. Os físicos teóricos e naturalistas formularam novas hipóteses a respeito da origem da vida, inclusive da vida extraterrestre e vasculharam o espaço a procura de novos astros presentes no sistema solar. Os paleontólogos retrocederam no tempo ao habitat Pré- Histórico na busca de conhecer melhor os animais, suas origens, seus modos de vida e, também, justificar os seus desaparecimentos. Os antropólogos viajaram no tempo até as eras geológicas remotas para compreender melhor os seres que nos deram origem, seus hábitos, culturas e sociedades. Por fim, os químicos que, nas transmutações químicas, anteviram um novo campo de estudo, a nucleônica, hoje física nuclear, sistematizando as técnicas de datação e, assim, permitindo ao homem penetrar nas eras geológicas, coletar material e prever com certa margem de segurança a sua idade. Toda essa efervescência científica, catalisada pela literatura futurista da época, foi promovida por autores como: Júlio Verne, Paul d’Ivoi, Albert Robida, Edgar Allan Poe, Sir Arthur Conan Doyle, entre outros.
Com a evolução da ciência, muitas teorias em relação à origem do homem foram propostas. Entretanto, nenhuma delas levantava dúvidas a respeito do homem ser um animal e que, portanto, com a necessidade de compartilhar das faculdades de mover-se, de comer, de dormir, de crescer e de reproduzir-se. Tais faculdades, agregadas às características físicas, permitiram situar o homem numa das subdivisões do reino animal: classe dos vertebrados conhecida como mamíferos.
Os mamíferos são animais de sangue quente e caracterizam-se pelos seus métodos de parição, pela faculdade de amamentar seus filhos, por possuir pêlos e duas filas de dentes na boca. No entanto, o homem é melhor caracterizado se incluso numa ordem de mamíferos chamada Primatas, grupo que inclui animais como musaranhos arborícolas, os lêmures, os pongídeos (macacos antropóides) e os símios em geral.
Mazaroio: Ilustração Técnica
Mazaroio: Ilustração Técnica: Há um tempo, eu recebi uma encomenda de ilustrações técnicas para um livro didático de biologia. Nunca tinha feito esse tipo de trabalho ant...
A EVOLUÇÃO DO SER HUMANO
Já vimos que alguns dos elementos químicos constituintes do universo, além de comporem os seres vivos, também são fundamentais à vida. A cronologia nos informa que, entre 3,5 e 4 bilhões de anos, esses elementos encontraram na Terra um ambiente favorável ao desenvolvimento da vida. Com o surgimento da célula, primeiro organismo vivo, a vida evoluiu originando milhares de espécies. A princípio, o desenvolvimento se deu na água e depois na terra.
FONTE:
Cruz, Franklin Nelson da. Ciências da natureza e realidade: interdisciplinar/ Franklin Nelson, Gilvan Luiz Borba, Luiz Roberto Diz de Abreu. – Natal, RN: EDUFRN Editora da UFRN, 2005. 348 p.
Polo de Ensino a Distância de Currais Novos - UFRN: Trancamento a Posteriori - Relação de Alunos
Polo de Ensino a Distância de Currais Novos - UFRN: Trancamento a Posteriori - Relação de Alunos: A UFRN/SEDIS realizou, na última semana, o levantamento dos dados sobre o desempenho dos alunos dos cursos a distância no semestre 2012...
quarta-feira, 9 de janeiro de 2013
A EVOLUÇÃO QUÍMICA
A Evolução Química, desenvolvida pelos bioquímicos Alexander Ivanovitch Oparin (1894 – 1980), de origem russa, e John Haldane (1892 –1964), de origem inglesa.
Visando compreender a tese defendida por esses dois cientistas, vamos entrar na máquina do tempo e regredir ao período de 4,5 éons a.C. (1 éon = 1 x 109 anos), período de formação da Terra, momento a partir do qual se estabelece uma relação existencial
entre a Terra e o Sol, comparada por eles a uma reação química. Com efeito, para que isso ocorra, torna-se indispensável a presença de três componentes básicos, sendo:
• os reativos, na atmosfera primordial, a água no estado de vapor (H2O) e os gases nitrogênio (N2), dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), hidrogênio (H2), amônia (NH3), sulfeto de hidrogênio (H2S);
• a própria atmosfera, se comportando como um reator esférico, homogêneo e
ajustado para operar com rendimento máximo;
• e por fim, uma fonte de energia (por exemplo: energia térmica, o sol).
TEORIA COSMOLÓGICA
Teoria Cosmozóica (ou Panspermia), fundamentada por um grupo de cientistas alemães, dentre os quais Liebing, Richter e Helmholtz, que em 1865 busca explicar o aparecimento da vida na Terra como resultado da queda de meteoros impregnados com microrganismos resistentes provindos de algum ponto do Universo. Essa idéia foi retomada de forma mais elaborada pelo químico sueco Svante Arrhenius, Prêmio Nobel de Química de 1903. Na sua nova concepção, ela considera a vida como uma característica fundamental do Universo semelhante à matéria e à energia e atribui o seu desenvolvimento a microrganismos de origem extraterrestre. Arrhenius também nomeou essa teoria de Panspermia, vocábulo grego que significa pan, total, e sperma, semente.
A TEORIA DA GERAÇÃO ESPONTÂNEA
A Teoria da Geração Espontânea (ou abiogênese), cujos traços são encontrados em escritos das civilizações chinesa, indiana e egípcia, mas tendo Aristóteles (384 a 322 a.C.) como grande mentor da tese: as plantas, os insetos, os animais podem nascer de sistemas vivos parecidos, mas também da matéria em decomposição ativada
pelo calor do sol.
Foram defensores da Teoria da Geração Espontânea pensadores como Roger Bacon,
Descartes e Isaac Newton. Em 1768, Lazzaro Spallanzani (1729 – 1799), experimentalmente, constatou que em um sistema esterilizado não ocorre a geração espontânea da vida. Um século depois, em 1860, o cientista francês, Louis Pasteur (1822 – 1895), encerra o debate, ao demonstrar
que em ambiente devidamente esterilizado a vida não pode se originar espontaneamente da matéria inanimada.
FONTE:
Cruz, Franklin Nelson da.Ciências da natureza e realidade: interdisciplinar/ Franklin Nelson, Gilvan Luiz Borba, Luiz Roberto Diz de Abreu. – Natal, RN: EDUFRN Editora da UFRN, 2005. 348 p.
Mundo Sobrenatural : Origem do Pacto com o Demônio! você sabe como tudo...
Mundo Sobrenatural : Origem do Pacto com o Demônio! você sabe como tudo...: A mais antiga referência escrita sobre Pacto com o Diabo encontra-se em textos apócrifos da teologia judaico-cristã. Um destes textos é ...
Mundo Sobrenatural : Origem do Pacto com o Demônio! você sabe como tudo...
Mundo Sobrenatural : Origem do Pacto com o Demônio! você sabe como tudo...: A mais antiga referência escrita sobre Pacto com o Diabo encontra-se em textos apócrifos da teologia judaico-cristã. Um destes textos é ...
A TEORIA TEOLÓGICA JUDAICO-CRISTÃ
A Teoria Teológica Judaico-Cristã baseia-se no livro do Gênesis e evidencia ser a partir da palavra que se dá a criação. Deus criou os céus e a terra. A terra estava informe e vazia, as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Então, Deus disse: Faça-se a Luz! E a luz foi feita.
Assinar:
Postagens (Atom)