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sábado, 26 de janeiro de 2013

HISTÓRICO DA FUMDHAM



Na década de 1970, tiveram início as pesquisas arqueológicas na região financiadas pelo Centre National de La Recherche Scientifique da França. Face à importância das descobertas e considerando que não havia nenhum dado sobre a região, em 1978, foi realizada uma missão interdisciplinar que teve a duração de seis meses. No encerramento dos trabalhos de campo, todos os pesquisadores — franceses e brasileiros — concluíram que era essencial preservar também o meio ambiente dessa região, na qual havia, ao lado da caatinga, vestígios de floresta úmida.
Foi enviado um relatório ao governo brasileiro mostrando a importância das descobertas arqueológicas e sobre o meio ambiente, solicitando que fosse criado um Parque Nacional que abrangeria toda a área ocupada pela Serra da Capivara e Serra das Confusões, locais até então não ocupados pela população atual. Na Serra das Confusões, ainda havia aldeias indígenas e, na Serra da Capivara, somente algumas casas abandonadas de antigos coletores do leite de maniçoba.
O mesmo relatório foi enviado ao governo francês que criou a Mission Archéologique du Piauí, dependente do Ministère des Affaires Étrangères. Niède Guidon foi diretora dessa missão até o ano de 1998. Atualmente, seu diretor é o Prof. Dr. Eric Boeda.
Em 1979, foi criado o Parque Nacional Serra da Capivara, tendo ficado fora a Serra das Confusões. Nenhum funcionário foi designado para se ocupar dele. Essa situação perdurou durante anos e isso deu origem a uma destruição marcada do meio ambiente. Caçadores e exploradores de madeira utilizavam o parque livremente.
Em 1986, os pesquisadores da Missão Franco Brasileira do Piauí — integrada por franceses da Mission Archéologique du Piauí e brasileiros da USP, Unicamp, UFPE e UFPI — criaram a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), cujas finalidades eram:
● Criar reservas técnicas para acolher todo o material coletado nos trabalhos de campo.
● Criar um museu que mostrasse ao público os resultados das pesquisas.
● Garantir a preservação das pinturas rupestres e do meio ambiente do Parque Nacional.
● Intervir junto ao Governo Federal para conseguir que a proteção do Parque Nacional fosse efetiva.
Atendendo a uma solicitação do Ministério da Cultura, Niéde Guidon apresentou à UNESCO o pedido para que o Parque Nacional Serra da Capivara fosse declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, o que ocorreu em 1991.
A FUMDHAM celebrou convênios com diversas instituições, visando o desenvolvimento e a diversificação dos programas de pesquisa, a proteção do meio ambiente e do patrimônio arqueológico e a aplicação dos resultados das pesquisas em programas de desenvolvimento regional.
Entre as instituições que mantêm ou mantiveram parcerias com a Fundação destacam-se:
Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro,
Universidade Estadual de Campinas,
Universidade do Estado de São Paulo,
Universidade Federal de Pernambuco,
Universidade Federal do Vale do São Francisco;
Universidade de São Paulo,
Universidade Federal Rural de Pernambuco,
Universidade Federal do Piauí,
Université Claude Bernard (Lyon, França),
Université Lumière (Lyon, França),
Laboratoire d´Anthropobiologie, Université Paul Sabatier (Toulouse),
MNHN – CNRS UMR 7206 – Eco-Anthropologie et Ethnologie – Musée de l’Homme (Paris),
Ècole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (França),
Centre de Géomorphologie e Laboratoire des Faibles Radioactivitiés do Centre National de La Recherche Scientifique (França),
Consiglio Nazionale delle Ricerche (Itália),
Texas A & M University (USA),
University of Newcastle, (Reino Unido).
Em 1978, recebeu financiamento da Ford Foundation do Brasil. Para os programas de desenvolvimento econômico e social, contou também com recursos da Cooperação Técnica da Itália, do Fundo Nacional do Meio Ambiente, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Ministério da Educação e do Ministério da Cultura.
Os recursos que permitem a manutenção, a vigilância e o manejo do Parque Nacional, são proporcionados, nesses últimos anos principalmente, pela Petrobras no quadro de um projeto de Mecenato do Ministério da Cultura.


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