Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

LITERATURA POPULAR PARTE III


FÁBULA
É o relato fantástico que, a seu término, evidencia uma lição de moral
ANEDOTA
                A Narrativa geralmente é curta, cujo objetivo é o divertimento. O piadista deve apresentar os fatos de forma a criar um suspense que, ao final, será quebrado com uma informação imprevisível, que leva ao riso.
NOVELA
                É um relato oral mais longo que o conto, centralizado na figura de um herói ou heroína. Muitas se originam de textos europeus dos séculos XV e XVI.
ROMANCE
                Os romances populares são poesias tradicionais cantadas. São comuns nas cantigas de ninar e nas brincadeiras infantis. Tratam de assuntos  variados, como viagens marítimas, aventuras de cavalaria e temas ligados ao Ciclo do Gado no Nordeste.
POESIA
                Além do romance, outro casos de poesia popular brasileira são as de seis versos( SEXTILHAS), e as de quatros versos ( QUADRAS), presentes nas cantorias e nas danças populares e com temas associados ao amor e à mulher.
ADIVINHA
                Enigmas populares que despertam curiosidades. Nelas, são comumente retratados temas típicos de determinada região.
TRAVA-LÍNGUA
                Brincadeira oral de frases curtas estruturadas para tornar a pronuncia difícil. O desafio está em reproduzi-las rapidamente. Aquele que gaguejar ou vacilar na pronuncia certa perde o desafio.
LENDAS E MITOS
                Relatos anônimos que tentam explicar mistérios da vida por meio de episódios heróicos ou sobrenaturais. Os mitos são narrativas simbólicas que associadas as forcas da natureza e os aspectos da condição humana e fatos vivenciados por deuses, heróis ou seres fantásticos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário