A PROFESSORA ELIANA EM SEU BLOG: http://wwwpedagogiaimarui.blogspot.com/2011/05/problemas-nas-escolas-em-relacao.html RELATA A SITUACAO DE SEU MUNICIPIO
Fui
procurada por alguns professores que demonstraram insatisfação,
preocupação e até mesmo decepção com os rumos da educação no município
de Imaruí. Temos acompanhado durante os últimos meses, depois da atitude
do prefeito de nuclear as escolas e com isso levar alunos e professores
a deslocar-se de suas comunidades para outras distante de suas
residências. Os professores não estão sendo respeitados, pois quando foi
para fechar as escolas muitas promessas foram feitas, como transporte,
alimentação, entre outras. E hoje, o que vemos é justamente o contrário,
muitos professores saem de suas comunidades muito cedo, tem que pagar
pelo transporte e agora foram proibidos de alimentar-se na escola. Houve
um tempo que os professores eram orientados para comerem a merenda para
incentivarem os alunos, e nunca faltou merenda nas escolas, tinha
nutricionista, a merenda era de qualidade. Os professores têm papel
fundamental no incentivo ao consumo da merenda escolar, já que na
maioria das vezes acompanham os alunos na hora do intervalo.
Hoje
professores reclamam que a margarina servida aos alunos é "Soya", que
não é margarina, o suco é artificial, que não é permitido por não
apresentar nutrientes recomendados para as crianças. O suco tem que ser
natural. A Lei nº 11.947/2009, que
dispõe sobre a alimentação escolar garante, por meio da transferência
de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a
educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e
educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e
filantrópicas. A lei não proíbe que o professor possa alimentar-se na
escola. O tempo que se abre na rotina para comer sempre teve, ao longo
da história, uma função social. A hora das refeições na escola também
são usadas pelos alunos, professores, merendeiras para compartilhar um
prazer e um modo de ser e viver. Sem contar os aspectos afetivos que são
mobilizados quando o aroma do feijão sendo refogado, do leite fervido e
do café aguça os sentidos. Na escola, as crianças precisam comer em
ambientes agradáveis e acolhedores, que mostrem o respeito que a escola
tem com elas. Os professores precisam ser respeitados e ao contrário do
que está fazendo a secretaria de educação, deveria incentivar os
professores a alimentar-se junto com os alunos.
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