Páginas

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

OS PRIMEIROS SERES VIVOS



Os primeiros organismos vivos foram protocélulas, unidades autônomas, com organização funcional complexa que permitia a atividade essencial de auto-replicação.

Durante muito tempo, as bactérias, chamadas de procariontes  por terem seu material genético disperso no meio celular, devem ter sido a única forma de vida existente na Terra.

Inicialmente, apareceram as bactérias anaeróbicas,capazes de sobreviver numa atmosfera que não continha o gás oxigênio. Posteriormente, elas ganharam a capacidade de realizar fotossíntese, captando a energia do Sol através da clorofila para a elaboração de seu alimento. Esse processo foi fundamental para permitir a acumulação de oxigênio no meio e, conseqüentemente, o desenvolvimento da vida aeróbica.

Supõe-se que os primeiros organismos foram primariamente heterótrofos (Gr.heteros, diferente, + trophos, alimento), vivendo da energia armazenada em moléculas dissolvidas na sopa primordial. A evolução posterior produziu organismos autotróficos, capazes de sintetizar os seus próprios nutrientes orgânicos (carboidratos) a partir de materiais inorgânicos. O oxigênio começou a se acumular na atmosfera como um produto final da fotossíntese, processo autotrófico sintetizador de açúcares e oxigênio pela reação entre água e dióxido de carbono.

As células eucariontes , cujo material genético está envolvido por uma membrana nuclear, surgiram há mais ou menos 1,5 bilhão de anos e os seres multicelulares apareceram há cerca de 550 milhões de anos.

Os seres vivos atuais são, na realidade, descendentes de ancestrais unicelulares que evoluíram através do tempo. Os grandes grupos de animais que conhecemos hoje surgiram entre 20 e 40 milhões de anos atrás. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário