Páginas

sábado, 21 de julho de 2012

Manchas aparecem e finalmente o Sol dá sinais de vida


Finalmente, depois de mais de dois anos com poucas manchas solares, alguns flares esporádicos e aparentando bastante calma, o Sol finalmente dá sinais de mudanças. Alguns grupos de manchas já podem ser vistos no disco estelar e até perturbações geomagnéticas já estão sendo observadas aqui na Terra. É o Ciclo Solar 24, que até que enfim, começou.
"Acredito que o Mínimo Solar (período de baixa atividade) já é coisa do passado", disse David Hathaway, astrofísico do Centro Espacial Marshall, da Nasa, que faz previsões das condições do tempo espacial. "No último mês contamos cinco grupos de manchas. Pode não parecer muito, mas em um ano de recordes de poucas manchas, cinco delas é bastante significativo e representa um aumento real na atividade do Sol".
Mais significativo que a presença das manchas no entanto, é que quatro delas já pertencem ao novo Ciclo Solar 24, que estava sendo aguardado há bastante tempo pelos cientistas. "Em outubro vimos as primeiras manchas desse novo Ciclo, além das derradeiras manchas do Ciclo anterior.
O Ciclo Solar 23 atingiu seu pico no ano 2000 e desde então a atividade do Sol vem decaindo. Apesar disso, o Ciclo Solar 24 não começava prá valer, o que deu origem a diversas especulações. Em 2008 ambos os ciclos, 23 e 24, se sobrepuseram, com ambos apresentando baixíssimo nível e atividade. De janeiro a setembro, o Sol produziu um total de 22 grupos de manchas, 82% delas pertencente ao Ciclo 23. Outubro, no entanto, apresentou 5 manchas, 80% das quais relacionadas ao Ciclo 24.

2 comentários:

  1. Veja o video que postei em 25/12/2012 parece corroborar com sua pesquisa

    http://www.youtube.com/watch?v=TZv1NBSiAtk

    se tiver albuma informação favor entrar em contato pois tenho mais videos gravados.guilhermgod@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Se quiser passo email com mais videos que gravei em horários diferentes, comecei de manhã e a tarde havia ainda as mesmas formas saltitando aleatóriamente em torno do sol, não tenho certeza se estavam próximas ao sol pois não tenho equipamento para saber.Abraço Guilherme Dias:. Fotografo Profissional-Carmo do Cajuru -MG

    ResponderExcluir