Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

ENTRE A HISTÓRIA E A LENDA – OS EXÉRCITOS SUMÉRIOS


A Suméria é geralmente considerada a civilização mais antiga da humanidade, localizava-se na parte sul da Mesopotâmia, apropriadamente posicionada em terrenos conhecidos por sua fertilidade, entre os rios Tigre e Eufrates. Evidências arqueológicas datam o início da civilização suméria em meados do quarto milênio a.C.
.Os primeiros exércitos dos quais se têm notícias existiram em torno de 2.500 a.C. nas cidades-estado da Suméria. As batalhas travadas entre estas cidades envolviam tropas de infantaria, levemente equipadas e armadas com lanças, machados e adagas.
.
A maior dificuldade enfrentada pelo exército sumério era sua posição estratégica extremamente vulnerável. Somente existiam obstáculos naturais para defesa nas fronteiras a oeste (deserto) e ao sul (Golfo Pérsico). Quando inimigos mais poderosos apareceram no norte e leste, os sumérios tornaram-se suscetíveis ao ataque.
.
As cidades sumérias eram defendidas por muralhas. Os sumérios engajaram-se em guerras de sítio entre suas cidades-estado, e as muralhas de tijolos de barro obviamente não podiam deter os inimigos, que já conheciam o material.
.
Para ampliar seu poder de choque, os exércitos sumérios possuíam carroças de batalha – verdadeiros predecessores do carro de guerra -, veículos com quatro rodas de madeira bruta que eram tracionados por quatro onagros. Cada veículo era guarnecido por dois homens: um condutor e um soldado de elite, geralmente armado com uma lança longa.
FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário