Páginas

sábado, 7 de julho de 2012

O ZODÍACO NA ASTRONOMIA


          Chama-se de zodíaco o conjunto de constelações ao longo da eclíptica (o caminho aparente percorrido pelo Sol durante o ano).
As 12 constelações que compõem o zodíaco são:
Aries, o carneiro - 21/03 a 20/04
Taurus, o touro - 21/04 a 20/05
Gemini, os gêmeos - 21/05 a 20/06
Cancer, o caranguejo - 21/06 a 21/07
Leo, o leão - 22/07 a 22/08
Virgo, a virgem - 23/08 a 22/09
Libra, a balança - 23/09 a 22/10
Scorpius, o escorpião - 23/10 a 21/11
Sagittarius, Sagitário, o arqueiro - 22/11 a 21/12
Capricornus Capricórnio, a cabra-do-mar ou o bode da montanha - 22/12 a 20/01
Aquarius, Aquário, o Aguadeiro, carregador de água - 21/01 a 19/02
Pisces, os peixes - 20/02 a 20/03
FONTE:
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Zodiaco


SOL DA MEIA NOITE


Tendo em conta que o crepúsculo, isto é, a existência de luz refletida pelas camadas superiores da atmosfera quando o Sol se encontra abaixo do horizonte, ocorre quando a distância angular entre o Sol e o horizonte local é inferior a cerca de 12º, teremos que a verdadeira noite polar, isto é, escuridão total por mais de 24 horas seguidas, apenas ocorre em latitudes superiores a 84° 33' em cada hemisfério. Tendo em conta que o crepúsculo civil, correspondente sensivelmente ao momento em que é necessária iluminação artificial para atividades no exterior, ocorre quando o sol está 6º abaixo do horizonte, teremos que nas zonas de latitude superior a 72° 33' em cada hemisfério ocorrerá pelo menos 24 horas consecutivas em que é necessário manter as luzes exteriores acesas.
A noite civil polar, isto é, quando é necessário manter por mais de 24 horas consecutivas iluminação artificial para atividades no exterior, não ocorre em nenhum local da Europa continental ou do Alaska pois não existe qualquer parte destas regiões com latitude superior a 72° 33' N. Algumas partes do Canadá, Groenlândia, Svalbard, Nova Zembla e do norte da Sibéria, por estarem a norte dos 72° 33' N, têm períodos curtos de noite polar.
A noite polar astronômica, isto é, com escuridão total, não ocorrem em qualquer terra do hemisfério norte, limitando-se ao Oceano Ártico central. No hemisfério sul abrange a Antártida central. Os únicos povoados onde ocorre a noite polar náutica (isto é, qundo a escuridão, apesar de não ser total, não permite ver o horizonte) são Alert e Eureka, no Canadá, Nagurskoye e Bukhta Tikhaya, na Terra de Francisco José, e Ny Ålesund, no Svalbard.

A inclinação do eixo de rotação



               À medida a Terra gira, um observador qualquer sobre a sua superfície descreve no
espaço uma circunferência igual à do paralelo em que se situa. Como a rotação do planeta em torno do seu próprio eixo se dá com velocidade uniforme, essa circunferência é descrita também de maneira uniforme no tempo; com isso, frações menores são percorridas em tempos menores. Tenha em mente, ainda, que a rotação da Terra se dá em torno do eixo inclinado, e não da vertical que a divide numa metade iluminada e em outra não iluminada.
       Com isso se nosso observador estiver situado em qualquer latitude entre o Equador e o Pólo Sul, passará um período maior no lado iluminado do espaço do que no lado escuro, ou seja, o dia para ele será mais longo do que a noite. O inverso será verdade, por sua vez, para um observador entre o Equador e o Pólo Norte, o que mostra que a inclinação no eixo de rotação gera uma inversão de
comportamento nos dois hemisférios, tal como se verifica no planeta.
Figura 01: Inclinação
Figura 02: Representação

Figura 03: Movimento de Translação


O ano solar


        Um ano solar é o período mínimo que o Sol leva para voltar a nascer numa mesma seqüência de locais, quando visto de uma mesma posição por um
observador na superfície da Terra.
Figura 01: Concepções errôneas sobre a causa das Estações I
Figura 02: Concepções errôneas sobre a causa das Estações II
Figura 03: Concepções errôneas sobre a causa das Estações III
Figura 04: Concepções errôneas sobre a causa das Estações IV



ESTAÇÕES ASTRONÕMICAS


       Cientistas estimam que em torno de 10.000 a.C. o ser humano já havia desenvolvido culturas estáveis em relação ao lugar em que viviam.  
    A formação da sociedade), o processo que  possibilitou a alguns grupos de hominídeos essa vida sedentária envolveu, necessariamente,  um conhecimento amplo e sistematizado do comportamento do ambiente por períodos mais longos do que o intervalo de dias. Foram então descobertos ciclos igualmente longos no comportamento da paisagem, dos animais e das plantas, observando-se, com o tempo, uma repetição desses ciclos em torno de 365 dias.
Figura 01: Causas das Estações Astronômicas



Figura 02: Estações de junho e dezembro


Figura 03: Variações do curso do Sol




A hora solar


     A divisão do dia solar em 24 partes deu origem ao que se convencionou chamar de hora solar: a vigésima quarta parte do dia solar.
    É através da definição de hora solar que dizemos que o dia solar dura 24 horas solares. A unidade hora, ao contrário das unidades dia, mês, ano e mesmo a semana, que corresponde aproximadamente ao período de uma fase da Lua, não faz referência a ciclos
naturais. A divisão do dia certamente surgiu da necessidade de uma organização social em torno de unidades menores, contudo o porquê da divisão em 24 partes iguais não encontra uma justificativa natural.

Figura 01: Hora Solar

    Se você pensou em algo do tipo: “tem a ver com o fuso horário”, acertou em cheio.
   A questão é que, estritamente falando, nosso relógio de pulso não marca a hora solar. Para as diversas situações do dia a dia, foi criada a hora legal, cuja definição é diferente da astronômica, embora utilize esta última como referência. É a hora legal que as
rádios e outros meios de comunicação nos repassam periodicamente, ao longo do dia, e que utilizamos para ajustar nossos relógios. No Brasil, ela é fornecida pelo Observatório Nacional
(ON), localizado no Rio de Janeiro - RJ.

Figura 02: Hora Solar e Hora Legal


FONTE: Astronomia: Interdisciplinar / Joel Câmara de Carvalho Filho, Auta 
Stella de Medeiros Germano. – Natal,RN: EDUFRN, 2007.

Blog do Geraldo Oliveira: Ronaldo Cunha Lima morre na Paraíba

Blog do Geraldo Oliveira: Ronaldo Cunha Lima morre na Paraíba: O ex-governador da Paraíba Ronaldo Cunha Lima morreu aos 76 anos neste sábado (7) na casa da família, em João Pessoa. Ele lutava contra um...

sexta-feira, 6 de julho de 2012

o uso do gnomon


Até onde se sabe, o primeiro instrumento utilizado pelos nossos ancestrais como relógio
foi o gnomon. Na sua versão mais simples, o gnomon é simplesmente uma estaca
vertical, posicionada firmemente sobre o solo. A variação contínua da sombra dessa
estaca, à medida que o Sol se desloca ao longo do dia pela esfera celeste, informa a fração do dia naquele momento (Figura 4). Você conhece alguém que já utilizou um instrumento como esse para medir o tempo? Até poucas décadas atrás, era comum o seu uso por pessoas de comunidades rurais.

FIGURA 01: Gnomon - linha meridiana

FIGURA 02: Gnomon - Marcação de horário


FIGURA 03: Gnomon - viável no polo


BUREAU INTERNACIONAL DE PESOS E MEDIDAS

O Bureau Internacional de Pesos e Medidas. Por conseguinte, O Escritório Internacional de Pesos e Medidas, Gabinete Internacional de Pesos e Medidas, ou ainda, Bureau Internacional de Pesos e Medidas (em francês: Bureau international des poids et mesures, BIPM) é uma das três organizações estabelecidas para manter o Sistema Internacional de Unidades (SI) sob os termos da Convenção do Metro (Convention du Mètre).



Polo de Ensino a Distância de Currais Novos - UFRN: Trancamento a Posteriori

Polo de Ensino a Distância de Currais Novos - UFRN: Trancamento a Posteriori: Período: de 09 a 20 de julho Dias e Horários: De Segunda a Sexta - Manhã e Tarde Informações: 3412-2189 (Polo de Ensino a Distância d...

quinta-feira, 5 de julho de 2012

ESTRELAS

AFINAL QUANTOS FUSOS HORÁRIOS TEM O BRASIL?


O Brasil tinha 4 fusos horários, mas pesquisando na internet descobri que em 2008 foi aprovada por Luís Inácio da Silva,uma lei proposta pelo senador Tião Viana, para reduzir um fuso horário na região Norte. 


    Os atuais três fusos horários passaram a vigorar a partir da zero hora de 24 de junho de 2008, determinada pela Lei nº 11.662, sancionada pelo governo federal em 24 de abril de 2008. 
Essa lei reduziu de quatro para três o número de fusos horários usados no Brasil. A mudança atingiu municípios nos estados do Acre, Amazonas e Pará. Desde então, os 22 municípios do Acre ficaram com diferença de uma hora em relação a Brasília - antes eram duas horas a menos. Municípios da parte oeste do Amazonas, na divisa com o Acre, sofreram a mesma mudança, o que igualou o fuso dos Estados do Acre e do Amazonas.
      A mudança na lei também fez com que o Pará, que antes tinha dois fusos horários, passasse a ter apenas um. Os relógios da parte oeste do Estado foram adiantados em mais uma hora, fazendo com que todo o Pará ficasse com o mesmo horário de Brasília. Observe abaixo, nos mapas, as mudanças ocorridas.
Em 24 de abril de 2008 a Lei Federal nº 11.662[11] reduziu a quantidade de fusos horários do Brasil para três. São eles:
Anterioemente a essa Lei existia o 4 fuso que era
  • UTC −5: estado do Acre e porção oeste do estado do Amazonas, que agora faz parte do UTC -4 acima.
Figura 01: Fuso horário do Brasil - novo


Figura 02: Fuso horário do Brasil - mapa



Figura 03: Fuso horário do Brasil - o que mudou





DIA


As primeiras definições para o dia eram mais intuitivas e indicavam simplesmente a contagem de um ciclo completo claro-escuro, o intervalo entre dois nascimentos do Sol, ou entre duas passagens do Sol pelo meridiano celeste local. Como o fenômeno básico por trás do ciclo claro-escuro é a rotação da Terra, com o tempo chegamos a uma definição mais global, por meio da Astronomia, para o dia.
Um dia é considerado o período de uma rotação completa da Terra ao redor de si mesma.
Contudo, experimentalmente, para afirmarmos que essa rotação se completou, temos que utilizar algum objeto externo como referência, tal como o Sol ou uma estrela específica.
O dia é, assim, definido como o intervalo entre duas passagens de um dado astro pelo meridiano local do observador.
Perceba, através dessa definição, que contar o tempo significa comparar a ocorrência de um evento ou fenômeno com o número de ciclos de outro fenômeno que ocorre paralelamente e que escolhemos tomar como referência.
Dia é o intervalo entre dois nascimentos do sol, ou entre duas passagens do sol pelo Meridiano local.
FIGURA 01: CORRENDO ATRÁS DO TEMPO

FIGURA 02: CLEPSIDRA

FIGURA 03: HORA SOLAR


HIBERNAÇÃO



   Alguns animais praticam a hibernação para recuperar suas energias. Neste sentido, A hibernação é um estado letárgico pelo qual muitos animais endotérmicos, em grande maioria de pequeno porte, passam durante o inverno, principalmente em regiões temperadas e árticas. Os animais mergulham num estado de sonolência e inatividade, em que as funções vitais do organismo são reduzidas ao absolutamente necessário à sobrevivência.


 

SINCRONISMO E TEMPO


Diariamente, os mares em uma dada localidade sobem e descem obedecendo a um ritmo aproximado de 12 horas. Os caranguejos costumam se beneficiar desse ritmo marítimo, alimentando-se das microalgas e bactérias que cobrem a lama das planícies, na baixa da maré.
Atualmente, sabemos que a Lua regula fortemente esse ritmo e talvez nisso resida alguma explicação para, conforme observado pelos índios tupi-guaranis do Sul do Brasil, a lua cheia ser sinônimo de fartura de camarão, em determinadas épocas do ano, da mesma forma que a lua crescente ou minguante indica abundância do peixe linguadono mar. Lua crescente, cheia, minguante e nova são denominações que indicam, por sua vez, a variação cíclica da luminosidade da Lua, enquanto esta se move ao redor da Terra.
FIGURA 01: AMPULHETA

ROTAÇÃO DE CULTURAS

Os mesopotamicos tambem realizavam a Rotação de Culturas, ou seja, a Rotação de culturas é uma técnica agrícola deconservação que visa diminuir a exaustão do solo. Isto é feito trocando as culturas a cada novo plantio de forma que as necessidades de adubação sejam diferentes a cada ciclo. Consiste em alternar espécies vegetais, numa mesma área agrícola. As espécies escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, propósitos comercial e de recuperação do solo.


FIGURA 02: ROTAÇÃO DE CULTURAS

LUCINEIDE MEDEIROS: Adriana Colin perde o pai e a mãe no mesmo dia

LUCINEIDE MEDEIROS: Adriana Colin perde o pai e a mãe no mesmo dia: Adriana Colin recebeu duas tristes notícias  terça-feira (3). A ex-assistente de palco do Domingã...

LUCINEIDE MEDEIROS: Programa de Fátima Bernardes reage e recupera lide...

LUCINEIDE MEDEIROS: Programa de Fátima Bernardes reage e recupera lide...:   Após amargar o terceiro lugar na terça-feira (3), o Encontro com...

BLOG - Professor Antônio Neves: LEI APROVA BENEFÍCIOS PARA APOSENTADOS

BLOG - Professor Antônio Neves: LEI APROVA BENEFÍCIOS PARA APOSENTADOS: Senado aprova aumento para aposentado que necessitar de acompanhante permanente O aposentado da Previdência Social que necessitar do aco...

Eliezer Dantas: Senado aprova benefícios aos inativos do INSS que ...

Eliezer Dantas: Senado aprova benefícios aos inativos do INSS que ...: A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou, ontem, projeto de lei que garante aos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social...

Eliezer Dantas: Conselho Municipal de Saúde tem novo Presidente e...

Eliezer Dantas: Conselho Municipal de Saúde tem novo Presidente e...: Conselho Municipal de Saúde tem novo Presidente em Caicó O Engenheiro Agrônomo, José Procópio de Lucena (SEAPAC da Diocese de Caicó) ...

E.M.H.G.: Os canos da E.M.H.G!!!

E.M.H.G.: Os canos da E.M.H.G!!!: os canos da E.M.H.G vão de ruins a pesemos!!! temos q dar um jeito nisso!!!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Qual a diferença entre Latitude e Longitude?


A Latitude é a distancia, em graus, de um ponto qualquer da superficie da Terra ao Equardor. Por conseguinte, Longitude é a distancia, em graus, de um ponto qualquer da superficie da Terra ao Meridiano de Greewinch.

 FIGURA 01: ESFERA CELESTE






















FIGURA 02: PRÓXIMA DE CENTAURO













FIGURA 03: MEDIDA DE LATITUDE NORTE






















FIGURA 04: MEDIDA DE LONGITUDE OESTE























FIGURA 05: MEDIDA DE MERIDIANO CELESTE LOCAL






















FIGURA 06: MERIDIANOS E LONGITUDES
























FIGURA 07: O SOL SEMPRE CRUZA O ZÊNITE






















FIGURA 08: PARALELOS























FIGURA 09: O MUNDO