Páginas

sábado, 4 de maio de 2013

VÍDEIO SOBRE A MESOPOTÂMIA E O JARDIM DO ÉDEN

BREVE OLHAR: A RELIGIÃO MESOPOTÂMICA


Se estudarmos a literatura dos antigos Babilônicos e Sumérios, não mais poderemos acreditar na descrição de religião pagã que tem sido parte da tradição ocidental e ainda pode ser encontrada com freqüência em escritos modernos sobre religião. Ao invés de deuses caprichosos, agindo somente tendo em vista seus próprios desejos, encontramos divindades que se interessam pelo ordenamento organizado do universo e a regulamentação da história. Ao invés de arrogância e crueldade divinas, encontramos deliberação e compreensão.
Ao invés de ilegalidade e violência, vemos um desenvolvido sistema de leis e uma longa tradição de jurisprudência reflexiva. Ao invés de atitudes e comportamento imorais, encontramos deliberação moral, especulação filosófica e preces de penitência. Ao invés de ritos orgiásticos selvagens, lemos hinos, procissões, sacrifícios e preces. Ao invés do paganismo gentílico da imaginação ocidental, a literatura cuneiforme nos revela um politeísmo ético que comanda séria atenção e respeito (Introdução, pp. 2 e 3)
Professor Tikva Frymer-Kensky (1992) In the wake of the Goddesses: women, culture and the biblical transformations of Pagan Myth. Fawcet-Columbine, New York.
FONTE:

CONCEITO DE MESOPOTÂMIA SEGUNDO BRASIL ESCOLA




No campo da religiosidade, a Mesopotâmia poder ser vista como um “grande caldeirão” de crenças e divindades. Muitos desses deuses possuíam forma humana (masculina ou feminina) e geralmente tinham suas características vinculadas a elementos da natureza ou corpos celestes. Em diversas culturas poderíamos encontrar a presença de divindades comumente adoradas como Shamash (deus do Sol e da justiça), Anu (senhor dos céus), Sin (deusa da Lua) e Ishtar (deusa da guerra e do amor). 

O pensamento religioso dos povos mesopotâmicos tinha traço dualista, admitindo a existência de deuses inclinados para o bem e para o mal. Dessa maneira, a magia, a adivinhação e a astrologia eram utilizadas como meios de interação e conhecimento dos desígnios desse complexo conjunto de divindades. A prática religiosa era estabelecida nos ambientes públicos e privados, sendo os zigurates os principais centros de adoração da população. 

Diversas culturas mesopotâmicas acreditavam na vida após a morte e, por isso, desenvolviam uma série de rituais funerários. Geralmente os mortos eram enterrados com alguns de seus objetos pessoais e a tumba que abrigava o corpo poderia indicar a condição financeira do falecido. De acordo com algumas narrativas míticas, os mortos passavam o além-vida em um mundo subterrâneo onde se alimentavam de pó para o resto de seus dias. 

Influenciada pelos seus valores religiosos, a literatura mesopotâmica era repleta de mitos que explicavam a origem dos deuses e do mundo. A obra “O mito da criação” relata a origem do mundo graças aos feitos de Marduk, uma das principais divindades dos babilônios. Na “Epopéia de Gilgamesh” temos as desventuras do gigante que, em tempos remotos, teria controlado a cidade de Uruk. Segundo alguns estudiosos, algumas lendas contidas nesse livro são próximas às narrativas do Antigo Testamento.


Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

FONTE:

ASPECTOS CULTURAIS DA MESOPOTÂMIA


Na Mesopotâmia havia uma grande variedade de crenças, cultos e divindades. Também havia diferenças entre a religião dos sacerdotes e membros mais próximos da monarquia e a praticada pela pela maioria da população. Como são raras as fontes históricas a respeito desse assunto, conhecemos pouco das religiões populares,ao contrário daquelas ligadas às camadas mais altas da população.
FONTE:

VICENTINO, Cláudio. Projeto Radis: História. São Paulo: Scipione, 2009.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

VÍDEO: GRANDES CIVILIZAÇÕES - MESOPOTÂMIA

OS ÓRGÃOS COLETIVOS NA MESOPOTÂMIA


No Início de sua história,as cidades-estado da Mesopotâmia eram governadas pelos órgãos coletivos. Estes compreendiam o Conselho dos Notáveis,que reunia os mais poderosos membros locais, e a assembléia, constituída de homens livres que, antes da urbanização, correspondiam aos líderes tribais.
FONTE:
VICENTINO, Cláudio. Projeto Radis: História. São Paulo: Scipione, 2009.

SLIDES SOBRE OS ASPECTOS SOCIAIS DO EGITO E MESOPOTÂMIA

SOCIEDADE NA MESOPOTÂMIA



Os governantes , por meio de seus funcionários, controlavam de perto a construção de reservatórios de água, canais de irrigação e depósitos de alimentos. 
O trabalhadores eram camponeses que pagavam impostos ao rei em forma de trabalho!

FONTE:

terça-feira, 30 de abril de 2013

seridó acontece: Fio despenca e provoca queda de motoqueiro no bair...

seridó acontece: Fio despenca e provoca queda de motoqueiro no bair...: Susto, rompimento de fios provoca queda de moto e por pouco o motoqueiro não sofre uma descarga elétrica no bairro Barra Nova.  De acor...

seridó acontece: Falta de fiscalização e sinalização, provoca a mai...

seridó acontece: Falta de fiscalização e sinalização, provoca a mai...: Não é de hoje que se cobra a implantação de um semáforo no bairro Barra Nova, para ser mais preciso, nas proximidades do posto Sta Cruz....

Blog do Geraldo Oliveira: Marecilda Bezerra participa de seminário para Secr...

Blog do Geraldo Oliveira: Marecilda Bezerra participa de seminário para Secr...: O mandato da deputada federal Fátima Bezerra (PT), em parceria com a UNDIME, FEMURN, FNDE e MEC realizaram um seminário com objetivo de co...

Blog do Geraldo Oliveira: Vereador Batata apresenta projeto de lei que proíb...

Blog do Geraldo Oliveira: Vereador Batata apresenta projeto de lei que proíb...: O Vereador Robson Araujo - Batata (PMDB) apresentou um projeto de lei para tramitação na Câmara Municipal de Caicó, que proíbe a impressão...

Blog do Geraldo Oliveira: Roberto Germano acompanha entrega de tablets a pro...

Blog do Geraldo Oliveira: Roberto Germano acompanha entrega de tablets a pro...: Duzentos e seis professores da rede estadual de ensino e lotados na 10ª Dired em Caicó foram agraciados na manhã desta terça-feira (30) ...

Blog do Geraldo Oliveira: Defensoria Pública recomenda fiscalização no trans...

Blog do Geraldo Oliveira: Defensoria Pública recomenda fiscalização no trans...: A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte expediu recomendação ao comandante do 3º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual no ...