Páginas

sábado, 21 de janeiro de 2012

BLOG - Professor Antônio Neves: ESSA É PRA RI E MANGÁ DO TEMPO!

BLOG - Professor Antônio Neves: ESSA É PRA RI E MANGÁ DO TEMPO!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DO RN


PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DO RN

         É muito comum associar a idéia de Patrimônio Cultural e histórico a objetos arquitetônicos antigos. Como vimos, o patrimônio cultural configura um espectro muito mais amplo. Mas a arquitetura, inclusive a mais simples e a que constrói hoje, é um exemplo de grande significação, muito pode ser mantida ao longo de grandes períodos de tempo, desde que adequadamente preservada.
         A destruição de um prédio antigo, a restauração inadequada de uma obra de arte ou o simples ato de dar fim a livros e fotos antigas é uma forma de apagar a História. Não deixe que isso aconteça: consulte o centro cultural mais próximo.
         A arquitetura é uma forma de arte definida pelos espaços interiores que cria e, com isto, pode mostrar muito de uma cultura. Objetos arquitetônicos antigos, como o Forte dos Reis Magos, conservam as características da cultura militar e religiosa de nossos colonizadores europeus. Portanto, a cultura brasileira e a nordestina são marcantes.

UVA/IBRAPES - Polo Caicó-RN: Educação infantil, faça valer a pena!

UVA/IBRAPES - Polo Caicó-RN: Educação infantil, faça valer a pena!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Oração dos passageiros da empresa Jardinense ~ V&C Artigos e Notícias

Oração dos passageiros da empresa Jardinense ~ V&C Artigos e Notícias

LITERATURA POPULAR PARTE III


FÁBULA
É o relato fantástico que, a seu término, evidencia uma lição de moral
ANEDOTA
                A Narrativa geralmente é curta, cujo objetivo é o divertimento. O piadista deve apresentar os fatos de forma a criar um suspense que, ao final, será quebrado com uma informação imprevisível, que leva ao riso.
NOVELA
                É um relato oral mais longo que o conto, centralizado na figura de um herói ou heroína. Muitas se originam de textos europeus dos séculos XV e XVI.
ROMANCE
                Os romances populares são poesias tradicionais cantadas. São comuns nas cantigas de ninar e nas brincadeiras infantis. Tratam de assuntos  variados, como viagens marítimas, aventuras de cavalaria e temas ligados ao Ciclo do Gado no Nordeste.
POESIA
                Além do romance, outro casos de poesia popular brasileira são as de seis versos( SEXTILHAS), e as de quatros versos ( QUADRAS), presentes nas cantorias e nas danças populares e com temas associados ao amor e à mulher.
ADIVINHA
                Enigmas populares que despertam curiosidades. Nelas, são comumente retratados temas típicos de determinada região.
TRAVA-LÍNGUA
                Brincadeira oral de frases curtas estruturadas para tornar a pronuncia difícil. O desafio está em reproduzi-las rapidamente. Aquele que gaguejar ou vacilar na pronuncia certa perde o desafio.
LENDAS E MITOS
                Relatos anônimos que tentam explicar mistérios da vida por meio de episódios heróicos ou sobrenaturais. Os mitos são narrativas simbólicas que associadas as forcas da natureza e os aspectos da condição humana e fatos vivenciados por deuses, heróis ou seres fantásticos.