Páginas

sábado, 4 de agosto de 2012

NUVEM DE OORT



A Nuvem de Oort dá origem a parte dos cometas que temporariamente nos visita.



ELEMENTOS DA COSMOLOGIA


A Cosmologia é o estudo da estrutura e da evolução do Universo. Sendo uma produção humana, os modelos que resultam desse estudo dependem da compreensão , numa determinada época, sobre o que constitui o Universo.


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

CEPHEI


É uma das estrelas hipergigantes vermelha, localizada a 5 mil anos- luz da terra, com massa entre 50 a 100 massas solares, na constelação de Cefeu e tem brilho fraco.
Sobre essa estrela pouco se sabe, mas sabemos que é uma das maiores existentes no universo.



ANTARES



Estrela gigante e de cor avermelhada, localiza-se no coração da constelação de escorpião, há 600 anos- luz da terra, 37 milhões de vezes mais longe que o sol, sendo 10 vezes mais brilhante que o sol e se estendendo até a beira do cinturão de asteróides, podendo ser vista a olho nu.
A órbita desta estrela leva 878 anos para se completar e apesar de ser tão grande não é tão quente como o sol, chega a atingir uma temperatura superficial um pouco a cima de 3500 K e viaja a uma velocidade de 300 mil km/s.
Antares ou alfa de escorpião, como também é conhecida, pode ser vista durante a noite inteira no hemisfério sul, no final do mês de maio, estando quase no meio do coração de escorpião, lembrando a cauda, o corpo e a cabeça do aracnídeo.

VY CANIS MAJORIS



A estrela canis majoris é uma supergigante vermelha localizada na constelação do Cão Maior, o Cão Maior, é uma constelação do hemisfério celestial sul sendo a maior estrela conhecida, com a dimensão de 2,9 bilhões de quilômetros, sendo uma das mais luminosas. Estima-se que seu raio está entre 1800 e 2100 raios solares, fica cerca de 4.900 anos-luz da terra e tem um período estimulado de 2.000 dias. Esta estrela aparece o hemisfério Norte.
VY Canis Majoris (VY CMa) é uma estrela vermelha hipergigante localizada na constelação Canis Major. Com um tamanho de 2.600 raios solares, é a maior estrela conhecida e também uma das mais luminosas conhecidas. Ele está localizado a cerca de 1,5 kiloparsecs (4,6 × 1016 km) ou aproximadamente 4.900 anos-luz da Terra. Diferentemente da maioria dos astros, que ocorrem em ambos os sistemas estelares binários ou múltiplos, VY CMa é uma única estrela. É classificada como uma variável semiregular e tem um período estimado de 6275081 dias, ou pouco menos de 17.200 anos.




VV CEPHEI



A estrela vv cephei é uma gigante vermelha, de cor azul que fica localizada aproximadamente a 8359 anos-luz do sistema solar e 632.700.000 vezes maior que a Terra. É uma estrela de sistema binário, localizado na constelação de cefeu, sendo uma das maiores estrelas conhecidas e está classificada como do tipo M2, e possui um raio com cerca de 1600 a 1900 vezes o diâmetro do nosso Sol. Seu período orbital do sistema é de 7.430 dias (aproximadamente 20 anos) da esquerda para a direita no hemisfério norte.



RIGEL



O raio de Rigel é 73 R . Sendo que o nome Rigel vem de sua posição no “pé esquerdo” de Orionte. Além disso, também é denominada  de Algebar ou Elgebar.
Rigel está a 773 anos-luz de distancia. Sendo uma supergigante azul de 18 massas solares, e tem cerca de 85000 vezes a luminosidade solar.
Rigel foi considerada uma estrela Binária visual em 1831 por Friedrich Georg Wilhen Struve.
Portanto, Rigel está na Constelação de Orion. Seu Estágio Evolutivo é próxima a uma Anã Branca, pois é uma supergigante azul, ou seja, está no Estágio Final da Estrela.



ALDEBARAN




O Raio desta estrela apresenta 45 vezes o diâmetro do Sol. Paralelamente, destaca-se que a estrela Aldebaran também é conhecida como Alfa Taurius ou Aldebarã. Destaca-se ainda que é a  estrela mais brilhante da Constelação Taurius . Neste sentido, também ao longo de sua história foi designada de Cor Tauri, Parilicium e pelos códigos HR 1457 e HD29139. Sendo que na Grécia Antiga era conhecida como “Tocha” ou “Facho”.
Aldebaran é uma estrela Tipo Espectral K5III. Desta forma, é uma gigante vermelha. Assim, tem uma cor alaranjada e grandes dimensões. Neste sentido, saiu da Sequencia Principal do Diagrama de diagrama de Hertzsprung-Russell, ou simplesmente, DIAGRAMA HR, depois de ter gasto todo o Hidrogênio que constituía seu combustível.



CONCLUSÃO SOBRE AS ESTRELAS


SOL
O Sol, estrela vital para a vida na Terra, é dividido em três partes: O interior, a Atmosfera e a superfície solar, que é a parte que vemos da Terra. Neste sentido, o interior do Sol é subdividido em núcleo, Zona Radiativa e Zona Convectiva. Já, a Atmosfera solar tem sua divisão em Fotosfera, cromosfera e coroa.
Vale salientar que o Sol está a uma distancia de 150 milhões de quilômetros, concentrando mais de 98% da sua massa. Em conseqüência, percebe-se que o Sol tem aproximadamente 700 mil quilômetros de raio, que é 109 vezes maior que o Raio da Terra. Assim, o Sol também gira em torno de seu próprio eixo e completa uma rotação em aproximadamente 28 dias.
O Sol apresenta as seguintes características espectrais> Tipo Espectral (G2); Cor (Amarela); Temperatura [K] (6.000 K). Paralelamente, o seu Estágio Evolutivo encontra-se na Seqüência Principal.
O Sol está inserido no Sistema Solar, sendo o Rei Absoluto, participando efetivamente de nossa Galáxia, ou seja, a Via Láctea. Por conseguinte, a Terra, como outros planetas, asteróides e cometas, giram em torno do Sol em orbitas de tamanhos variados. Em decorrência, está visível em nosso hemisfério o ano inteiro.
FIGURA 1: CAMADAS E FENÔMENOS SOLARES
Fonte: CAMADAS E FENÔMENOS SOLARES. Disponível em http://www.sedis.ufrn.br/mdlacademico/file.php/820/Arquivos_Imagens/Arquivos_Auxiliares_-_Aula_12/camadas_e_fenomenos_solares.jpg .  Acesso em 30 de maio de 2012.

FIGURA 2: IMAGEM DO SOL

FIGURA 3: O SOL COMO GRANDE FLAIRE






Eliezer Dantas:  FLASHES EXCLUSIVOS DA PROCISSÃO DE SANT'ANA DE CA...

Eliezer Dantas:  FLASHES EXCLUSIVOS DA PROCISSÃO DE SANT'ANA DE CA...:   FLASHES EXCLUSIVOS DA PROCISSÃO DE SANT'ANA DE CAICÓ O Portal Correio do Seridó publica fotos de ângulos exclusivos da Procissão de Sant'...

Obra de restauração do Centro Cultural de Caicó tem ritmo acelerado

Obra de restauração do Centro Cultural de Caicó tem ritmo acelerado

terça-feira, 31 de julho de 2012

SAUDADES ERENILSON

A juventude ficou para sempre estampada em seu rosto!

ACIDENTE COM ERENILSON LOPES

Foi registrado hoje (31), por volta das 19hs, na BR-427, mais precisamente na proximidades do Rio Sabugi, um acidente envolvendo uma moto Titan, 150cc, de cor preta e placa MYW-5870 de Caicó/RN, conduzida por Erenilson Rubens do santos Lopes, Natural de São Fernando, 21 anos, filho de José Lopes e Rita Canuto.
O jovem estava em deslocamento pela referida BR quando possivelmente, tenha perdido o controle do guidão da moto, vindo a cair e colidir seu corpo em um veículo tipo Focus, de cor preta, conduzido por um caicoense.

BLOG - Professor Antônio Neves: CAICÓ – ENTRE BARRACOS, ESCOMBROS E INCERTEZAS.

BLOG - Professor Antônio Neves: CAICÓ – ENTRE BARRACOS, ESCOMBROS E INCERTEZAS.: Por: Antônio Neves Como toda sociedade em crescimento, mas sem planejamento, Caicó também chegou estruturalmente, economicamente e socialmen...

BLOG - Professor Antônio Neves: A DOENÇA SOCIAL NA SAÚDE PÚBLICA DE CAICÓ.

BLOG - Professor Antônio Neves: A DOENÇA SOCIAL NA SAÚDE PÚBLICA DE CAICÓ.: NO ENTANTO, PADRE EDSON TEM RAZÃO Por Antônio Neves “Vivemos na saúde de Caicó, uma crise terminal do modelo político-administrativo...

BLOG - Professor Antônio Neves: APELO DE PADRE EDSON POR UMA SAÚDE MELHOR REFLETE ...

BLOG - Professor Antônio Neves: APELO DE PADRE EDSON POR UMA SAÚDE MELHOR REFLETE ...: VERDADEIROS CULPADOS PELO CAOS NA SAÚDE PÚBLICA SENTEM-SE MAGOADOS COM CRÍTICAS DE PADRE EDSON Se por um lado às críticas e cobranças pú...

BLOG - Professor Antônio Neves: O POVO DE DEUS INDIGNADO

BLOG - Professor Antônio Neves: O POVO DE DEUS INDIGNADO: REFLETINDO AS PALAVRAS DE PADRE EDSON SOBRE A SAÚDE PÚBLICA DE CAICÓ

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Espaçonave Terra - Órbita da Terra em torno do sol: Localização de Vênus

A ESTRELA POLAR

PLANETAS E ESTRELAS EM ESCALA

CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO DAS ESTRELAS


1 - MASSA

2 - LUMINOSIDADE INTRÍSECA


3 - COMPOSIÇÃO QUÍMICA



MAGNITUDE DAS ESTRELAS


Quanto maior a magnitude de uma estrela, menos brilhante ela é!

A  magnitude, também chamada de grandeza, é uma outra maneira de medir o brilho das estrelas criada na Grecia Antiga por Hiparco no século II a.c.


LUMINOSIDADE


Luminosidade é a quantidade de energia que a estrela emite por unidade de tempo!
BRILHO - é exatamente a luminosidade (quantidade de energia incidente por unidade de tempo) por unidade de área!

A luminosidade não depende da distância a que o observador se encontra da mesma, enquanto que o brilho depende da luminosidade e da distância a que nos encontramos da estrela.


PRÓXIMA DE CENTAURO


A distancia de Próxima de Centauro é 39,9 trilhões de quilômetros!


ESTRELAS VISÍVEIS


Ao todo podem ser vistas 8.000 estrelas, no entanto devido a Metade da Esfera Celeste que pode ser vista por nós, temos apenas 4.000. Outro fator que contribui para a diminuição da visão do número de estrelas é a iluminação das cidades. Assim, temos apenas 80 estrelas visíveis em áreas urbanas.
isso ocorre devido a grande qantidade de poluiçao visual, pois na área rural, onde é considerada baixa, a visiabilidade é de 750 estrelas e nas áreas proximas da cidade a poluiçao, é considerada moderada este número cai para 250 estrelas.


Eliezer Dantas: ENCERRAMENTO DA FESTA DE SANT'ANA DE CAICÓ

Eliezer Dantas: ENCERRAMENTO DA FESTA DE SANT'ANA DE CAICÓ: No programa constam todos os eventos religiosos como as novenas, missas, , procissões, e confissões, além dos sócio-culturais realizados pe...

CARACTERIZAÇÃO DAS ESTRELAS


As estrelas encontram-se num ambiente repleto de gás ,poeira e moléculas,estando boa parte dele concentrado em imensas nuvens. É exatamente nessas nuvens onde nascem novas estrelas,motivo pelo qual astrônomos costumam chamá-las de berçários de estrelas. Essas nuvens são altamente não uniformes, ou seja sua densidade varia bastante de um lugar para outro.Naquelas regiões onde a nuvem é mais densa, a concentração de matéria é maior e a força da gravidade que exerce sobre regiões vizinhas faz com que elas atraiam mais gás para si mesmas. Com isso, sua massa vai crescendo e cada vez mais matéria acumula no mesmo lugar. O estado de equilíbrio dessas nuvens também pode, eventualmente, ser perturbado pela passagem de ondas de choque de pressão resultante de explosão de uma estrela ou do gás quente liberado por estrelas brilhantes próximas. Devido a gravidade própria dessa concentração de matéria, o gás no centro da nuvem torna-se mais denso. O processo do colapso pode levar em média de 10.000 a 1.000.000 anos.Sabemos que quando comprimimos um gás ele é aquecido e isso é o que acontece o centro da nuvem,ou seja, a temperatura e a pressão começam a crescer enormemente. Devido às altas temperaturas a região central da nuvem começa a emitir radiação sob forma de calor, a qual chamamos radiação infravermelha - temos então uma proto-estrela.Trata-se de um process que acontece em vários ponto d da nuvem, dando origem assim a vários proto- estrelas. Se esse proto -estrela tiver massa suficiente, continuará a se contrair e sua temperatura central crescerá enormemente. Ao atingir 15 milhões de graus , têm inicio as reações nucleares de fusão do tipo que ocorrem no interior do Sol.A forte pressão do gás aquecido impede que a estrela continue se contraindo e ela entra e equilíbrio. Nasce , assim ,uma estrela.


DEBATE VI :Como nasce e morre uma estrela?




Quando se olha para um céu estrelado, é difícil acreditar que aqueles astros se originaram há milhões e bilhões de anos a partir de nuvens escuras de poeira cósmica e que, um dia, eles simplesmente morrerão - ou até já podem ter morrido. É isso que nos conta a professora Thais Idiart, do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). "As melhores condições para se formar estrelas são encontradas nas chamadas nuvens escuras, que podem ser de gás, de poeira ou moleculares". O tamanho dessas nuvens é da ordem de centenas de anos-luz - o que significa alguns bilhões de quilômetros - e a temperatura no interior delas equivale a aproximadamente -260ºC. É a partir delas que se originam não apenas uma, mas várias estrelas. "Elas quase sempre se formam em grupos, raramente isoladas", diz Thais.
O processo de formação desses astros pode levar algumas dezenas de milhões de anos. "O primeiro estágio se dá quando uma massa grande da nuvem começa a se contrair. Devido a instabilidades gravitacionais, ela pode se fragmentar em pedaços menores que, por sua vez, também podem colapsar e continuar a se dividir, formando, eventualmente, dezenas ou centenas de estrelas", explica a professora. À medida que começam a se contrair, esses fragmentos iniciam uma fase de aquecimento e passam a ser denominados proto-estrelas. "Quando a temperatura no centro deles alcança um valor alto suficiente para começar a reação de fusão nuclear, a contração para e a estrela nasce".
O tempo de vida de uma estrela está diretamente relacionado à sua massa. "As de massa bem maiores que a do Sol, cerca de dez vezes maiores, por exemplo, vão durar dezenas de milhões de anos, enquanto o tempo de vida do astro solar é de 10 bilhões de anos. Já estrelas com um décimo da massa solar têm uma expectativa de vida de várias dezenas de bilhões de anos", afirma Thais Idiart. A idade atual do Sol é de 4,5 bilhões de anos, "logo, ele tem ainda uns 5 bilhões de anos pela frente". A professora explica que, durante as fases finais de vida do Sol, ele irá se expandir até atingir a órbita de Marte, transformando-se em uma estrela vermelha gigante. "Nessa fase evolutiva, todos os planetas internos, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, serão extremamente aquecidos. Na Terra, os oceanos se evaporarão e o planeta perderá sua atmosfera". Terminada a fase de expansão, o astro inicia um processo inverso: "Irá encolher muito até se tornar uma estrela do tipo anã branca. A energia liberada por ele será menor do que a atual e o que restar dos planetas internos estará a temperaturas muito baixas", prevê.
Mas por que as estrelas morrem? "No núcleo delas, a energia é formada por fusão nuclear, ou seja, elementos mais leves vão se fundindo e formando os mais pesados com o passar do tempo", diz Thais. No caso do Sol, o hidrogênio (que é mais leve) transforma-se em hélio (que é mais pesado) por fusão nuclear. Quando o hidrogênio se esgota no núcleo da estrela, o hélio começa a se fundir para formar carbono. "Mas em uma estrela com a massa do Sol, a temperatura de fusão do carbono para formar elementos mais pesados nunca será atingida, então forma-se um núcleo que não mais produzirá energia e, com isso, começa o processo de morte da estrela


DEBATE V



Antes de iniciar nossa conversar sobre Supernova vamos comentar sobre que fatores determinam se uma estrelas X ou Y terão destinos diferentes quando esgotar seu combustívelo nuclear. Os astronômos chegaram em um concenso de que a MASSA inicial da estrela (Proto-Estrela, criada no processo de contração da nuvem primordial) é o parametro que define toda sua trajetória no Diagrama H-R (acessem ao tópico Diagrama H-R), se a estrela for simples (estrela isolada, solitária, não tem uma companheira interagindo gravitacionalmente com ela), mas se for um sistema binário vai depender da separação das estrelas. Se elas tiverem muito próxima uma dessas estrelas, em um estágio mais evoluido (gigante, por exemplo), vai "roubar" massa da outra estrela que ainda está na fase denominada de Sequência Principal. Em síntese, uma estrela, com massa inferior a 25 massas solares, depois de queimar seu combustível nuclear excessivamente (até mesmo alem do Ferro) sairá do estágio de Supergigante Vermelha (fase posterior a Gigante Vermelha) para outros dois estágios dependendo da massa: Nebulada planetária (massa entre 0.8 a 10 massas solares, restando no seu uma anã branca) (ocorrerá com nosso Sol) ou uma Supernova (massa entre 10 a 25 massas solares, restando em seu núcleo uma estrela de nêuntron ou um buraco negro). Esse processo acontece através de um explosão catastrofica, para o caso da Supernova seu brilho é tão intenso que é possível vê-la no céu de dia. Os chineses e árabes observaram a Supernova SN1054 conhecida Nebulosa do Caranguejo em 1054 a remanescente dessa Supernova.


DEBATE IV



Não são todas as estrelas que no final de suas vidas serão supernovas. Isto irá depender da massa da estrela. O Sol, por exemplo, não irá explodir em supernova, pois não tem massa suficiente. Ao invés disso, ele se tornará uma anã branca (estrela muito massiva, mas com um diâmetro próximo ao terrestre) e quando resfriar irá se tornar uma anã negra. Para que uma estrela se torne uma supernova ela precisa ter uma massa cerca de 8 vezes a massa solar. Quando ela explode é classificada como supernova do tipo I. Existe também a supernova do tip II.



DEBATE III



As estrelas nascem em regiões do espaço onde existe uma grande quantidade de gases e poeira as nebulosas, região onde a poeira cósmica se acumula as quais são chamados berçários de estrelas.
No interior destas nebulosas compostas principalmente de moléculas de hidrogênio. Com o tempo, a atração gravitacional e a pressão da radiação de estrelas já formadas vai gradualmente juntando essas partículas de poeira e gás. Formam-se grandes aglomerados, ou "glóbulos", individuais que se separam uns dos outros. Esses glóbulos, aos poucos, vão colapsando em regiões cada vez menores. Usualmente, ao mesmo tempo em que vai se compactando, o glóbulo adquire um movimento rotacional e tende a se achatar. Forma-se uma gigantesca "pizza" de poeira e gases girando no espaço, enquanto se contrai. No centro dessa "pizza" cósmica o material vai ficando cada vez mais denso: forma-se uma proto-estrela, isto é, uma estrela em gestação. Com a compressão, a temperatura da proto-estrela vai aumentando e, quando chega a uns 1500 ou 2000 graus ela fica visível, embora quase toda sua radiação seja infravermelha. Esse estágio da vida de uma estrela - sua infância, digamos - dura um milhão de anos, mais ou menos.
Com a atração gravitacional comprimindo, cada vez mais, a proto-estrela, a temperatura na região central alcança uns 8 milhões de graus. Tamanha temperatura quebra os átomos do gás, separando os núcleos dos elétrons. Nesse ponto, começam as reações nucleares no centro da estrela. São reações de "fusão", do mesmo tipo das que acontecem nas bombas de hidrogênio. Os prótons dos átomos de hidrogênio, separados de seus elétrons e sob a ação da enorme pressão no centro da estrela, se juntam (ou "se fundem"), formando núcleos de hélio.
Com as fusões nucleares grandes quantidades de energia são liberadas no interior das estrelas que são mantidas pela grande atração gravitacional acendendo a estrela e o seu equilibrio dinamico é mantido por alguns bilhoes de anos.


DEBATE II



    As estrelas "nascem" a partir de nuvens de gases e poeiras que,ao se contraírem lentamente,se aquecem e começam a irradiar calor. Qaundo o aquecimento atinge um grau bastante elevado,inicia-se a reação atômica no seu interior ( hidrogenio e hélio),e a estrela torna-se estável,permanecendo assim a maior parte de sua vida.



Como nascem as Estrelas? Qual os elementos básico para gerar uma estrela?


DEBATE I

As estrelas nascem pela radicalização do processo de contração, a partir das mencionadas nuvens de gás,constituídas quimicamente por grande quantidade de H e He, além de alguns outros gases e partículas sólidas que integram a poeira interestelar. Quando uma estrela nasce, seu material está ainda muito diluído e expandido e sua temperatura superficial é baixa.


Cidade Aflita: Encerramento da 263ª Festa de Sant’Ana em Caicó M...

Cidade Aflita: Encerramento da 263ª Festa de Sant’Ana em Caicó M...: Encerramento da 263ª Festa de Sant’Ana em Caicó Mais de 50 mil pessoas acompanharam a procissão de encerramento da Festa de Sant’Ana, nest...

domingo, 29 de julho de 2012

BLOG - Professor Antônio Neves: FESTA EM GRANDE ESTILO

BLOG - Professor Antônio Neves: FESTA EM GRANDE ESTILO: Bom gosto musical, gente educada e ambiente agradável compõem o Baile do Reencontro 2012 Esta vale a pena ir e curtir pra valer! N...

BLOG - Professor Antônio Neves: FILARMÔNICA BANDA RECREIO CAICOENSE É PONTO DE DES...

BLOG - Professor Antônio Neves: FILARMÔNICA BANDA RECREIO CAICOENSE É PONTO DE DES...: por Antônio Neves Banda Recreio Caicoense - Mais de 100 anos de tradição Ver a Banda passar, acompanhar sua trajetória, identifi...

Classificação espectral das estrelas

Qual o tipo espectral e a classe de luminosidade das estrelas da amostra de seu trabalho? Vamos entender tudo isso? Vamos começar pela Sol. Porque o Sol é considerado uma estrelas do tipo G2V?
Na classe espectral indica que o Sol, como a maioria das estrelas, faz parte da sequência principal. Isto significa que o astro gera sua energia através da fusão de núcleos de hidrogênio para a formação de hélio. Existem mais de 100 milhões de estrelas da classe G2 na Via Láctea.
A classe espectral indica que o Sol, como a maioria das estrelas, faz parte da sequência principal. Isto significa que o astro gera sua energia através da fusão de núcleos de hidrogênio para a formação de hélio. Existem mais de 100 milhões de estrelas da classe G2 na Via Láctea.

VIDA E MORTE DE UMA ESTRELA

Estágio Evolutivo das Estrelas


O Diagrama HR mostra o percurso evolutiva das estrelas para diferentes massas, temperatura na fotosfera e luminosidade (dúvidas sobre essas palavras pesquisem no Livro do Kepler: icone de acesso no Mural da disciplina). As figuras ilustam a trajetória da estrelas em diferentes estágio que vão da Sequência Principal ao Ramo das Gigantes:
        Em síntese o Estagio Evolutivo é apontar se a estrela é da sequência principal, ou se é uma subgigante, gigante e assim por diante.