Páginas

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Merenda escolar proibida para professores?

Merenda escolar proibida para professores?
Angela Maieski

http://www.cpers15nucleo.com.br/index.php?id=art750
Professores de escolas públicas, municipais e estaduais, recebem diferentes orientações sobre a merenda. Alguns são proibidos de servir-se de qualquer porção, sob a alegação que recebem vale alimentação – que em tese é destinada para a refeição principal do dia, se bem que o valor do vale nem sempre cobre o custo de uma refeição a quilo e um suco – outros não podem comer a alimentação que é servida aos alunos, a não ser que permaneçam na sala de aula.
A merenda não é refeição principal, mas um lanche, mesmo que em algumas comunidades substitua com vantagens a primeira, muitas vezes ausente nos lares ou substituída por qualquer fast food – e não dispenso o termo em inglês pela amplitude e familiaridade que ele carrega – e facilmente encontrado em qualquer bairro.
Algumas escolas possuem refeitório apropriado, outras utilizam a própria sala de aula, sendo o alimento distribuído pelo professor, que serve uma quantidade adequada, de forma a que cada aluno possa fazer sua refeição nos minutos destinados para tal. Após todos receberem sua porção, muitos voltam para a repetição. Dependendo do cardápio e da turma, não há sobra, nem de alimento, nem de tempo para o professor se servir de uma porção. Em outras, sobram ambos.
Uma orientação, que não proíbe mas coíbe, diz que a alimentação escolar é considerada uma ação pedagógica e portanto, os professores podem consumir, desde que no mesmo local e junto com os alunos. A sobra de outra turma não poderá ser consumida pelos professores daquelas turmas que “raparam o tacho”? Os professores garçons terão que ficar nos corredos ou no pátio, ao lado dos alunos, comendo a sobra, que se não for consumida, irá para o lixo? A orientação diz que “não poderão comer na sala de professores e nem levar comida para esse local”, tratando de forma desigual o professor que está na escola fazendo sua hora atividade ou ela não é considerada ação pedagógica? Senhores deputados e senadores, criem logo uma Lei proibindo a alimentação escolar como ação pedagógica e aproveitem para proibir o funcionamento de escolas sem refeitório, sem área coberta para esportes, sem bibliotecas, sem laboratórios de informática, sem professores…
Se há alunos cujos pais têm renda muito superior a dos professores e com o mesmo direito de estudar em escola pública, há professores que acordam às 5 horas da manhã, para estar em sala de aula no horário de início. Há professores que entre um turno e outro, entre uma escola e outra, mal tem tempo de se deslocar, mas tudo isso é parte da profissão que remunera bem mal e exige sacrifício. Professor já está acostumado a viver de pastel de vento , pago com seu vale- pastel e torcendo por um lugar no céu.

RELATÓRIO SOBRE A SITUAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR NO BRASIL

 A PROFESSORA ELIANA EM SEU BLOG: http://wwwpedagogiaimarui.blogspot.com/2011/05/problemas-nas-escolas-em-relacao.html RELATA A SITUACAO DE SEU MUNICIPIO
Fui procurada por alguns professores que demonstraram insatisfação, preocupação e até mesmo decepção com os rumos da educação no município de Imaruí. Temos acompanhado durante os últimos meses, depois da atitude do prefeito de nuclear as escolas e com isso levar alunos e professores a deslocar-se de suas comunidades para outras distante de suas residências. Os professores não estão sendo respeitados, pois quando foi para fechar as escolas muitas promessas foram feitas, como transporte, alimentação, entre outras. E hoje, o que vemos é justamente o contrário, muitos professores saem de suas comunidades muito cedo, tem que pagar pelo transporte e agora foram proibidos de alimentar-se na escola. Houve um tempo que os professores eram orientados para comerem a merenda para incentivarem os alunos, e nunca faltou merenda nas escolas, tinha nutricionista, a merenda era de qualidade. Os professores  têm papel fundamental no incentivo ao consumo da merenda escolar, já que na maioria das vezes acompanham os alunos na hora do intervalo.
Hoje professores reclamam que a margarina servida aos alunos é "Soya", que não é margarina, o suco é artificial, que não é permitido por não apresentar nutrientes recomendados para as crianças. O suco tem que ser natural. A Lei nº 11.947/2009, que dispõe sobre a alimentação escolar garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas. A lei não proíbe que o professor possa alimentar-se na escola. O tempo que se abre na rotina para comer sempre teve, ao longo da história, uma função social. A hora das refeições na escola também são usadas pelos alunos, professores, merendeiras para compartilhar um prazer e um modo de ser e viver. Sem contar os aspectos afetivos que são mobilizados quando o aroma do feijão sendo refogado, do leite fervido e do café aguça os sentidos. Na escola, as crianças precisam comer em ambientes agradáveis e acolhedores, que mostrem o respeito que a escola tem com elas. Os professores precisam ser respeitados e ao contrário do que está fazendo a secretaria de educação, deveria incentivar os professores a alimentar-se junto com os alunos. 

Blog - Professor Antônio Neves: GRITO DOS EXCLUÍDOS 2011.

Blog - Professor Antônio Neves: GRITO DOS EXCLUÍDOS 2011.: Estados brasileiros se mobilizam para Grito dos Excluídos 2011. “Pela vida grita a Terra... Por direitos, todos nós!” É sob esse lema que m...

LEI DA MERENDA ESCOLAR

LEI No- 11.947, DE 16 DE JUNHO DE 2009
Dispõe sobre o atendimento da alimentação
escolar e do Programa Dinheiro Direto na
Escola aos alunos da educação básica; altera
as Leis nos 10.880, de 9 de junho de 2004,
11.273, de 6 de fevereiro de 2006, 11.507,
de 20 de julho de 2007; revoga dispositivos
da Medida Provisória no 2.178-36, de 24 de
agosto de 2001, e a Lei no 8.913, de 12 de
julho de 1994; e dá outras providências.
 
O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício
do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono
a seguinte Lei:
Art. 1o Para os efeitos desta Lei, entende-se por alimentação
escolar todo alimento oferecido no ambiente escolar, independentemente de sua origem, durante o período letivo.
Art. 2o São diretrizes da alimentação escolar:
I - o emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo
o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a
cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica;
II - a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo
de ensino e aprendizagem, que perpassa pelo currículo escolar, abordando
o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas
saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional;
III - a universalidade do atendimento aos alunos matriculados
na rede pública de educação básica;
IV - a participação da comunidade no controle social, no
acompanhamento das ações realizadas pelos Estados, pelo Distrito
Federal e pelos Municípios para garantir a oferta da alimentação
escolar saudável e adequada;
V - o apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos
para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, produzidos
em âmbito local e preferencialmente pela agricultura familiar e pelos
empreendedores familiares rurais, priorizando as comunidades tradicionais
indígenas e de remanescentes de quilombos;
VI - o direito à alimentação escolar, visando a garantir segurança
alimentar e nutricional dos alunos, com acesso de forma
igualitária, respeitando as diferenças biológicas entre idades e condiçõesde saúde dos alunos que necessitem de atenção específica eaqueles que se encontram em vulnerabilidade social.

Blog - Professor Antônio Neves: SAIA DA ZONA DE CONFORTO.

Blog - Professor Antônio Neves: SAIA DA ZONA DE CONFORTO.: Por que aceitamos a escravidão dos rótulos? “Eu sou assim mesmo”. Quantas vezes ouvimos - ou falamos - essa frase ao longo da vida, princi...

Blog - Professor Antônio Neves: O VALOR DAS PEQUENAS COISAS.

Blog - Professor Antônio Neves: O VALOR DAS PEQUENAS COISAS.: A sociedade em que vivemos vem, tem algum tempo, desconsiderando as pequenas coisas. Ou melhor, desconsiderando o valor das pequenas coisas....

OS PROFESSORES DO RN ESTÃO COMENDO O PÃO QUE O DIABO AMASSOU!

Os professores da rede estadual de ensino do RN estão comendo o pão que o DIABO amassou, aliás nem pão nao tem mais, pois a merenda escolar foi retirada do seu cardápio, então está sentido o gosto amargo das bacterias da mao apodrecida do DIABO!Lembrem-se doutores da EDUCAÇÃO:
Êh!
Uma esmola pelo amor de Deus
Uma esmola
Meu! Por caridade
Uma esmola
Pr'o ceguinho, pr'o menino
Em toda esquina
Tem gente só pedindo...

Uma esmola pr'o desempregado
Uma esmolinha
Pr'o preto pobre doente
Uma esmola
Pr'o que resta do Brasil
Pr'o mendigo, pr'o indigente...

Ele que pede, eu que dou
Ele só pede, o ano é mil
Novecentos e noventa e tal
Eu tô cansado de dar esmola
Qualquer lugar que eu passo
É isso agora...

Uma esmola pelo amor de Deus
Uma esmola
Meu! Por caridade
Uma esmola
Pr'o ceguinho, pr'o menino
Em toda esquina
Tem gente só pedindo...

Uma esmola pr'o desempregado
Uma esmolinha
Pr'o preto pobre doente
Uma esmola
Pr'o que resta do Brasil
Pr'o mendigo, pr'o indigente...

Eu tô cansado, meu bom
De dá esmola
Essa quota miserável da avareza
Se o país não for prá cada um
Pode estar certo
Não vai ser prá nenhum...

Não vai não! Não vai não!
Não vai não! Não vai não!
Não vai não! Não vai não!
Não vai não!
No hospital, no restaurante
No sinal, no Morumbi
No Mário Filho, no Mineirão...

Menino me vê
Começa logo a pedir
Me dá, me dá
Me dá um dinheiro aí
Mas menino me vê
Começa logo a pedir
Me dá, me dá
Me dá um dinheiro aí..

Uma esmola pelo amor de Deus
Uma esmola, meu, por caridade
Uma esmola
Pr'o ceguinho, pr'o menino
Em toda esquina
Tem gente só pedindo...

Skank


MERENDA ESCOLAR: COMIDA PROIBIDA

A merenda escolar esta permanentemente proibida para os professores da Rede Estadual do RN!Assim, lembramos que os professores nao querem so comida, querem educação e Arte!Além disso, serem tratados como gente, com dignidade e honra!

Comida

Titãs

Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...
A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...
A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer...
Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...
A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Prá aliviar a dor...
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade...
Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...
A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...
A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer...
A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Prá aliviar a dor...
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade...
Diversão e arte
Para qualquer parte
Diversão, balé
Como a vida quer
Desejo, necessidade, vontade
Necessidade, desejo, eh!
Necessidade, vontade, eh!
Necessidade...

Blog - Professor Antônio Neves: “A memória dos pobres já é por natureza menos alim...

Blog - Professor Antônio Neves: “A memória dos pobres já é por natureza menos alim...: “A memória dos pobres já é por natureza menos alimentada que a dos ricos tem menos pontos de referência no espaço, considerando que eles rar...

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PROFESSOR: UM EXCLUÍDO SOCIAL NO RN

Quando criamos um cachorro, neste caso, um cachorro vira-lata, damos o resto de nossa alimentacao a ele. Entretanto, no estado do Rio Grande do Norte, os professores nao podem sequer ostenta este status, pois nao pode merendar mais na escola, merenda esta que é um pouco do que sobra da merenda dos alunos. Por conseguinte, os doutores da educacao estao proibindo os cidadaos docentes de sentirem o gosto da merenda escolar. Vale salientar, que se esta merenda é escolar, pelo sentido da palavra é da comunidade escolar como um todo!Sinceramente, já vi muito movimento no Brasil, como o Movimento dos Sem-Terras, que é patrocinado pelo Governo Federal, mas o movimento dos Sem-Merenda é a primeira vez!

Blog - Professor Antônio Neves: SALÁRIO MÍNIMO SERÁ DE R$ 619,00 EM 2012.

Blog - Professor Antônio Neves: SALÁRIO MÍNIMO SERÁ DE R$ 619,00 EM 2012.: O governo divulgou nesta quarta-feira o Projeto de Lei Orçamentária de 2012, confirmando a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto ...