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quinta-feira, 1 de setembro de 2011

RELATÓRIO SOBRE A SITUAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR NO BRASIL

 A PROFESSORA ELIANA EM SEU BLOG: http://wwwpedagogiaimarui.blogspot.com/2011/05/problemas-nas-escolas-em-relacao.html RELATA A SITUACAO DE SEU MUNICIPIO
Fui procurada por alguns professores que demonstraram insatisfação, preocupação e até mesmo decepção com os rumos da educação no município de Imaruí. Temos acompanhado durante os últimos meses, depois da atitude do prefeito de nuclear as escolas e com isso levar alunos e professores a deslocar-se de suas comunidades para outras distante de suas residências. Os professores não estão sendo respeitados, pois quando foi para fechar as escolas muitas promessas foram feitas, como transporte, alimentação, entre outras. E hoje, o que vemos é justamente o contrário, muitos professores saem de suas comunidades muito cedo, tem que pagar pelo transporte e agora foram proibidos de alimentar-se na escola. Houve um tempo que os professores eram orientados para comerem a merenda para incentivarem os alunos, e nunca faltou merenda nas escolas, tinha nutricionista, a merenda era de qualidade. Os professores  têm papel fundamental no incentivo ao consumo da merenda escolar, já que na maioria das vezes acompanham os alunos na hora do intervalo.
Hoje professores reclamam que a margarina servida aos alunos é "Soya", que não é margarina, o suco é artificial, que não é permitido por não apresentar nutrientes recomendados para as crianças. O suco tem que ser natural. A Lei nº 11.947/2009, que dispõe sobre a alimentação escolar garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas. A lei não proíbe que o professor possa alimentar-se na escola. O tempo que se abre na rotina para comer sempre teve, ao longo da história, uma função social. A hora das refeições na escola também são usadas pelos alunos, professores, merendeiras para compartilhar um prazer e um modo de ser e viver. Sem contar os aspectos afetivos que são mobilizados quando o aroma do feijão sendo refogado, do leite fervido e do café aguça os sentidos. Na escola, as crianças precisam comer em ambientes agradáveis e acolhedores, que mostrem o respeito que a escola tem com elas. Os professores precisam ser respeitados e ao contrário do que está fazendo a secretaria de educação, deveria incentivar os professores a alimentar-se junto com os alunos. 

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