Páginas

sábado, 25 de janeiro de 2014

REFORMA POLÍTICA E REGIME REPRESENTATIVO NO BRASIL



A nova edição da série Estudos Técnicos do Diap está disponível. A cartilha "A Nova Previdência dos Servidores: Regime Próprio e Complementar" nasce com o propósito de esclarecer dúvidas a respeito das mudanças decorrentes das reformas da Previdência e da adoção da Previdência Complementar do Servidor Público.
A publicação se insere no contexto da educação Previdenciária, que consiste em contribuir com o debate sobre os direitos e garantias previdenciárias dos trabalhadores em geral e dos servidores em particular.
Registra-se ainda que em 2013, o DIAP lançou a série “Educação Política”, com as cartilhas “Noções de política e cidadania” e “Para que serve e o que faz o movimento sindical”, já disponível para leitura no site.
Os interessados em adquirir exemplares da versão impressa de "A Nova Previdência dos Servidores: Regime Próprio e Complementar" devem falar com o Diap pelo telefone (61) 3225-9744 ou por e-mail paraiva@diap.org.br.
A série Estudos Técnicos é um dos materiais produzidos pela equipe do Diap. Clique aqui para conhecer todos eles.

FONTE:
http://www.diap.org.br

Trabalhadores aprovam a prestação de contas do SINTERN



A categoria pode de forma transparente e democrática debater e tirar dúvidas sobre a receita e despesas do Sindicato, bem como encaminhar propostas de investimentos na luta.

Escrito por: Direção do SINTERN


Os trabalhadores aprovaram em assembléias realizadas em todo o estado a prestação de contas do SINTERN referente ao exercício 2011. A categoria pode de forma transparente e democrática debater e tirar dúvidas sobre a receita e despesas do Sindicato, bem como encaminhar propostas de investimentos na luta.
 
Inédito - Pela primeira vez na história do SINTERN as assembléias foram realizadas em todo o Estado. Esta foi a forma encontrada pela direção do Sindicato para ampliar a participação dos trabalhadores, bem como empreender mais transparência ao processo de aprovação das contas da entidade.
 
Outro fato relevante e igualmente inédito foi a elaboração do Quadro de Previsão de Realização de Receita. O Sindicato esperaeceber contribuição dos associados visando aprimorar o processo.
 
A prestação de contas do exercício 2011 e o quadro de 
 
Previsão de Receitas se encontram no site do SINTERN: 

CUT quer política de reajuste diferenciada para aposentados que recebem acima do mínimo



Campanhas de categorias como bancários lutam também para que trabalhadores tenham acesso integral ao plano de saúde

Escrito por: Luiz Carvalho


Nesta sexta-feira (24), trabalhadores de todo o país celebram o Dia Nacional do Aposentado. A data é uma referência à aprovação da Lei Eloy Chaves, de 1923, que criou a Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas privadas das estradas de ferro e, por sua vez, deu origem à Previdência Social.
De acordo com dados do Ministério da Previdência, o Brasil tem 17 milhões de aposentados e, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), de 2012, a melhora nas condições de vida e a queda do número de filhos devem fazer com que o país tenha cerca de 30 milhões de idosos em oitos anos.
Esse novo cenário traz ao país o desafio de oferecer qualidade aos trabalhadores após deixarem o mercado de trabalho e coloca dois grandes temas na agenda do movimento sindical: a queda do poder de compra de quem se aposentou e a necessidade de ampliar o acesso à saúde.
Em 2013, as centrais sindicais e o Ministério da Previdência criaram um grupo de trabalho (GT) para discutir pontos como a valorização das aposentadorias para quem recebe acima de um salário mínimo. Quem faz parte deste grupo não tem o reajuste calculado da mesma forma que os trabalhadores da ativa. A elevação aplicada para quem ganha mais do que um salário considera apenas o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), base para medir a inflação.
Isso afeta sensivelmente o poder de compra, já que um índice não acompanha o outro. Para exemplificar, em 2012, os planos de saúde aumentaram 7,78%, enquanto o INPC-IBGE cresceu 6,20%.
Fator previdenciário – Outro ponto em debate é o fim do fator previdenciário, fórmula criada durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para reduzir o valor das aposentadorias. O cálculo que leva em conta idade, o tempo de contribuição e a expectativa de vida do brasileiro achata em 30%, na média, os vencimentos dos aposentados.
Representante da CUT no GT, o secretário-adjunto de Organização da Central, Valeir Ertle, aponta que a discussão sobre o tema foi repassada para as centrais sindicais, que já cobraram uma reunião com a presidenta.
Conforme lembra o secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre, a extinção do cálculo foi definida como uma das pautas principais em reunião das entidades no último dia 15
“Temos disposição para construir uma alternativa que não comprometa o financiamento da Previdência, mas há um grupo dentro do governo para o qual qualquer alteração vai provocar uma reforma em curto prazo. Não é o que pensamos e, por isso, a CUT e as demais centrais pediram uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff ainda neste mês para discutir isso”, disse.
Como avanço concreto, Valeir Ertle destaca a indicação do governo federal em criar uma secretaria nacional do aposentado e do idoso para estabelecer uma pauta de negociação permanente. “Há uma série de temas que precisamos tratar com urgência, como a ampliação da desoneração da cesta de medicamentos. Porque no período da vida em que você mais precisa recorrer à saúde, a renda cai. Em muitos casos, o medicamento e o plano de saúde acabam comprometendo até 70% do que ganha um aposentado. Por isso, precisamos ampliar a desoneração para esses produtos e estabelecer uma política a médio prazo que assegure ganhos na aposentadoria”, destaca.
Nobre afirma ainda que o avanço na discussão sobre a ampliação do poder de compra exige que os trabalhadores estejam organizados dentro das entidades sindicais para estabelecer uma mesa de negociação permanente com o Ministério da Previdência. “Esse é o caminho para convencermos ao governo sobre a necessidade de um aumento real para todos os aposentados”, falou.
Aposentados na mira das demissões –Antes de se preocuparem com as dificuldades que enfrentarão após deixarem o mercado de trabalho, os trabalhadores prestes a se aposentarem ainda precisam lidar com a manutenção do emprego até completarem o tempo de contribuição.
Secretária de Políticas Sociais da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Andréia Vasconcelos, comenta que entre os bancários é muito difícil encontrar pessoas com um longo tempo no mesmo banco.
“Como são bancos públicos, a Caixa e o Banco do Brasil tem uma política mais presente de respeito e responsabilidade, mas, nos privados, como a rotatividade é grande, a presença de trabalhadores mais velhos é raridade”, afirma.
Ela comenta o caso do Santander, que promoveu uma série de demissões no ano passado, em especial, de quem tem mais tempo de casa. “No entendimento do sistema financeiro, não vale a pena depreender recursos com alguém que pode ter mais dificuldades em bater metas, muitas delas diárias e semanais, e ainda poderá deixar o banco no final do ano. Enquanto o Brasil não ratificar a convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) – que coíbe a demissão imotivada –, não teremos uma política para manutenção e reinserção desses trabalhadores”, defende.
Outra pauta que as campanhas nacionais da categoria defende é a manutenção dos planos de saúde para os aposentados, nas mesmas condições de quando o trabalhador estava na ativa, uma luta que deve estar na agenda de todo o movimento sindical. 

FONTE:

CUT: 30 anos promovendo a equidade racial.




CUT: 30 anos promovendo a equidade racial.
Participe da construção deste acervo digital e de nossa publicação.
A Central Única dos Trabalhadores disponibiliza este espaço para juntos registrarmos informações sobre ações realizadas nos 30 anos de luta pela equidade racial.

O objetivo é realizar um balanço sobre as ações desenvolvidas durante estes anos. Com os dados, será possível fazer análises e ampliar o conhecimento a respeito do que já foi realizado pelos sindicatos de todo país e, assim, planejar ações futuras.

"A CUT enquanto uma central de trabalhadores que representa trabalhadores e trabalhadores percebeu a necessidade de pautar a questão racial no mundo do trabalho, afinal as principais discriminações e desigualdades ocorrem exatamente no momento em que as pessoas começam a trabalhar.", disse Maria Julia Nogueira, Secretária Nacional de Combate ao Racismo da CUT.

"De alguns anos para cá é evidente que ocorreram mudanças positivas e mudanças significativas, entretanto você não pode apagar séculos de escravidão e de desigualdade em algumas décadas. Muita coisa precisa ser feita para que se possa dizer que somos uma sociedade de iguais.", afirmou.
Antes de começarmos...

Para registrar as ações, preencha o número do CNPJ de sua organização e clique em Inscrição. Caso não possa responder a uma pergunta ou não tenha a informação, passe para a próxima ação. Suas respostas serão salvas a cada vez que você completar uma página e clicar em salvar. Não utilize os botões "avançar" nem "voltar" no seu navegador de internet. Pressione "Próximo" para continuar.

Se precisar interromper o preenchimento da pesquisa temporariamente, você pode salvar o questionário respondido até o ponto em que parou. Para recomeçar, basta fazer o login com seus dados pessoais e prosseguir a partir do ponto em que parou.
IMPORTANTE não deixe de incluir imagens e outros arquivos referentes aos eventos realizados.

Caso tenha qualquer dúvida ou pergunta ao responder à pesquisa, envie um e-mail para 30anoscut@terra.com.br.

SINDICATOS E FEDERAÇOES DO RN LIGADOS A CUT



FEDERAÇÕES

SINDICATOS RURAIS
Alexandria
Almino Afonso
Afonso Bezerra
Apodi
Angicos
Baraúna
Barcelona
Bento Fernandes
Brejinho
Boa Saúde
Bom Jesus
Campo Grande
Campo Redondo
Canguaretama
Caraúbas
Carnaubais
Cerro Corá
Coronel Ezequiel
Coronel João Pessoa
Doutor Severiano
Encanto
Espírito Santo
Extremoz
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Galinhos
Goianinha
Guamaré
Governador Dix-Sept Rosado
Grossos
Ilmo Marinho
Ipanguaçu
Ipueira
Itajá
Jacana
Jandaíra
Janduís
Japi
João Câmara
José da Penha
Jucurutu
Jundiá
Lagoa Dantas
Lagoa Salgada
Lajes
Lages Pintadas
Lagoa de Pedras
Lagoa de Velhos
Lagoa Nova
Lavoura de Mossoró
Marcelino Vieira
Major Sales
Messias Targino
Montanhas
Monte das Gameleiras
Natal
Nova Cruz
Parazinho
Passagem
Passa e Fica
Pedra Grande
Pedra Preta
Pedro Avelino
Pedro velho
Pilões
Pureza
Poço Branco
Riachuelo
Rodolfo Fernandes
Ruy Barbosa
Santa Maria
Santo Antonio
São Bento do Norte
São Francisco do Oeste
São Gonçalo do Amarante
São João do Sabugi
São José de Campestre
São Miguel
São Miguel do Gostoso
São Paulo do Potengi
São Pedro
São Tomé
Senador Eloi de Souza
Senador Georgino Avelino
Serra Caiada
Serra do Mel
Serra de São Bento
Serrinha
Severiano Melo
Sitio Novo
Taipú
Tenente Laurentino Cruz
Touros
Umarizal
Upanema
Varzea
Venha Ver
Vera Cruz

SINDICATOS MUNICIPAIS
Adm. Direta PM São Bento do Norte
Águas Novas e Rafael Fernandes
Angicos
Açú
Apodi
Areia Branca
Baraúnas
Câmara Municipal de Mossoró
Caraúbas
Carnaubais
Carnaúba dos Dantas
Caicó
Currais Novos
Ipanguaçu
Itajá
Itaú e Severiano Melo
Janduís
Macaiba
Marcelino Vieira
Messias Targino
Mossoró (SINDISERPUM)
Natal
Nísia Floresta
Olho D’água dos Borges
Patú
Paraú
Pendências
Pilões
Riachuelo
RUY Barbosa
São Francisco do Oeste
São Rafael
São Tomé
Serra do Mel
Tenente Ananias
Tibau
Triunfo Potiguar
Upanema

SINDICATOS URBANOS
SINTE/RN - Sind. Trab. em Educação
SECERN - Sindicato Intermunicipal dos Empregados no Comércio no Estado do Rio Grande do Norte
Sindhoteleiros/RN

Sindtêxtil - Sindicato dos Trabalhadores da indústrua de Fiação e Tecelegem do Estado do Rio Grande do Norte
ADURN - Associação dos Docentes UFRN
SECOM - Comerciários de Mossoró
Sindicato dos Trabalhadores Transportadores Rodoviários de Mossoró
SINDIMETAL / Natal
Sindlimp - Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza do RN
Sindmetal Mossoró
SINTEFERN - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias no Estado do Rio Grande do Norte
SINTTEL - Sindicatos do sTrabalhadores em telecomunicações do Estado do Rio Grande do Norte
Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário - Seção Sindical Emparn
SINDHOTELEIRO - Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e em Atividades Similares de Mossoró/RN.
SINTRAHPAM - Sindicato dos Trabalhadores em Laboratório e Pesquisas e Análises Clínicas Casas e Cooperativas de Saúde e Hospitais Particulares de Mossoró 
SINTERN - Sindicato dos Eletricitários

Sind. dos Hoteleiros de Parnamirim
Sindsuper - Sindicato dos Empregados em Supermercados 
Sind. dos Servidores em Conselho
Autopeças

OPOSIÇÕES CUTISTAS
Unidade Bancária CUTista
Oposição CUTista dos Trab. dos Correios
Oposição CUTista dos Trab. da Seguridade e Saúde
Oposição CUTista Rodoviária
Oposição CUTista dos Trab. Petroleira
Oposição CUTista dos trab. no Serviço Público Federal

CUT NO RN



Direção
DIREÇÃO EXECUTIVA DA CUT/RN PARA O TRIÊNIO DE 2009/2012
Jose Rodrigues Sobrinho - Presidente - STR Ipanguaçu
Francisco de Assis Silva - Vice-Presidente - Sinte
Maria Elizabeth Fernandes - Secretaria. Geral - STR Dr. Severiano
Janeayre Almeida de Souto - Secretaria de Administração. e Finanças - Sinte
Olinto Teonácio Neto - Secretaria de Comunicação - Sindsuper
Luiz Antonio Ramos Freire - Secretaria. de Formação - Fetam/RN
Sandoval Lopes - Secretaria . de Organização. e Política Sindical - Sindhoteleiros
Eliete Vieira da Silva - Secretaria Sobre a Mulher Trabalhadora - Sindserpum
José Nogueira Filho - Secretaria de Relações Trabalho - Sindtêxtil
Geordeci Menezes de Souza - Secretaria de Políticas Social - Sindmetal/Natal
Jocelino Dantas Batista - Secretaria da Juventude - STR Jandaira
Ari dos Santos de Azevedo Filho - Secretaria de Combate ao Racismo - Sind. Eletricitário
Zacarias Anselmo da Silva - Secretaria de Saúde do Trabalhador - Sinte
José Cassio Rodrigues de Carvalho Freire - Secretaria do Meio Ambiente - Oposição Sindsaúde


DIREÇÃO ESTADUAL DA CUT/RN PARA O TRIÊNIO DE 2009/2012

Eulálio Luiz da Silva - Direção Estadual - Oposição Sindprevs
Francisco Canindé da Silva - Direção Estadual - Sinte
Raimunda Soares da Costa - Direção Estadual - Secom
Paulo de Tarso Bandeira Antas - Direção Estadual - Sinsenat
Maria do Socorro F. Gomes - Direção Estadual - Sindserpum
Marcelo Dantas de Medeiros - Direção Estadual - Fetam/RN
Suziane Ferreira da Silva - Direção Estadual - S. José de Campestre
Manoel Cândido da Costa - Direção Estadual - FETARN
Jose Juarez da Silva - Direção Estadual - STR Lajes
Maria das Graças da Silva - Direção Estadual - Comerciário
Gildênia Barbosa da S. Freitas - Direção Estadual - STR Poço Branco
João Cabral de Lira - Direção Estadual - STR S. Paulo do Potengi
Raimundo Canuto de Brito - Direção Estadual - STR Janduis
Maria Avanael Simão - Direção Estadual - STR Canguaretama
Genilson Mendes de Galvão - Direção Estadual - Sind. Metalúrgicos
Cristianne Medeiros Dantas - Direção Estadual - Sinte
Marcos Paulo M. da Cunha - Direção Estadual - Sind. Metalúrgicos
Raimunda Audinete de Araújo - Direção Estadual - Sinttel
José Rômulo Arnaud Amâncio - Direção Estadual - Sinte
Ailton Ramos da Silva - Direção Estadual - Sind. Auto Peças


CONSELHO FISCAL DACUT/RN PARA O TRIÊNIO 2009/2012

Maria da Conceição Bezerra - Conselho fiscal - Oposição Bancária
Antonio Leonilde de Oliveira - Conselho Fiscal - Munic. de Itaú
José Milton M. da Silva    Conselho - Fiscal - Oposição vigilantes
Geovani de Lima - Suplente - Comerciários
Inalda Texeira de Lira - Suplente - Sinte
Adriana Emilia dos Santos e Silva - Suplente - Sindserpum