Páginas

sábado, 28 de julho de 2012

Cidade Aflita: Nossa Caicó

Cidade Aflita: Nossa Caicó: Comissão do MEC visitou hospitais de Caicó nesta sexta-feira Nesta sexta-feira, 27, uma comissão composta por membros do Ministério da Educ...

Blog do Geraldo Oliveira: Auto de Sant’Ana 2012: “Sant’Ana como mensageira d...

Blog do Geraldo Oliveira: Auto de Sant’Ana 2012: “Sant’Ana como mensageira d...: O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto estão promovendo o espet...

sexta-feira, 27 de julho de 2012

A TERRA PODERÁ PARAR MESMO?


Mesmo sendo praticamente impossível, segundo alguns pesquisadores, porém, se a terra parasse, seria o fim da humanidade. O fim da vida na terra como a conhecemos. Seria o caos.

A TERRA PODE PARAR?


 São baseadas em artigos científicos. Mesmo sabendo de todas as possíveis consequências, pesquisadores especializados afirmam também que uma parada repentina do planeta é praticamente impossível. 
Ainda bem, não é mesmo Glória! mas, resta sempre uma pergunta? o que acontecerá há milhões e milhões de anos, se o HOMEM é uma arma sangrenta nesse universo?

O que aconteceria se a Terra parasse de girar?


DEBATES
1 - Catástrofes em escala global e dizimação da raça humana seriam algumas das consequências mais brutais.




NASA afirma ter encontrado 47 planetas "habitáveis"


Desta lista, mais da metade são luas e apenas dois foram confirmados como detentores de características "terrenas".


Se o sol se transformar em uma estrela anã os planetas considerados habitáveis ainda manteriam essa possibilidade?
O Sol antes de tornar-se uma estrela anã, ele passará pela fase de gigante vermelha, quando isto acontecer, as reações nucleares ficarão mais intensas (ele sai da sequência principal, queima de H em He) e passar a fundir o He. Para ele fundir o He ele vai precisar de uma temperatura muito superior a da fusão do H (cerca de 15 milhões de graus). Com isto, a atmosfera terrestre não será capaz de barrar os raios de alta energia oriundos do Sol e a Terra irá esquentar muito, a ponto de não suportar a vida como a conhecemos Isto tudo bem antes do Sol tornar-se uma anã branca.
A anã branca resultante da morte do Sol deverá ser um corpo com aproximadamente as dimensões da Terra. Seria o núcleo exposto do Sol, pois as camadas mais externas seriam liberadas de volta ao espaço na forma de uma nebulosa planetária. Essa anã branca não emitiria energia o suficiente para manter a vida como a conhecemos. 
O nosso Sol está se tornando gradativamente mais quente e daqui a aproximadamente 500 milhões de anos vai se tornar tão quente que possivelmente a vida na Terra já não seja possível. A partir desse período suas camadas mais externas começarão a aumentar lentamente e fará seu caminho evolutivo até sair da sequência principal se tornado uma gigante vermelha. Possivelmente a vida na Terra já estará extinta bem antes do Sol se tornar uma gigante vermelha.




método de trânsito planetário


Esse é um tema "quente" na Astrofísica. Um grande número de planetas foram descobertos utilizando o método de trânsito planetário, o mesmo processo que acontecerá com Vênus. Esse método é a "filosofia de trabalho" dos satélites CoRoT e Kepler. 



Trânsito de Vênus em 05/06/2012


O fenômeno, que só se repetirá em 2117, será observado como um pontinho sobre o Sol nos dias 5 e 6 de junho.
Esse trânsito ajudará os astrônomos a encontrar exoplanetas habitáveis.
Vejam a notícia no link:

FIGURA 01: SUPERFÍCIE DE VÊNUS


Cidade Aflita: Chafariz Da Igreja do Rosário está em péssimo esta...

Cidade Aflita: Chafariz Da Igreja do Rosário está em péssimo esta...: Falta de Administração e Compromisso com a Saúde Pública. Tudo Parece lindo e maravilhoso, mas não é o que parece; uma fonte linda, uma pra...

CICLO DE ONZE ANOS


É o período de anos em que há um intervalo de observação das manchas solares!

CORONÓGRAFO


Instrumento para observar a Coroa do Sol, que produz um eclipse artificial bloqueando a luz da fotosfera.




quinta-feira, 26 de julho de 2012

FOTOSFERA

A fotosfera é a única parte que vemos da Terra!Sendo que é na Fotosfera que ocorrem as Manchas Solares!Sendo caracterizada como a região que constitui a base da atmosfera do Sol.



COMPOSIÇÃO DO SOL


O SOL é composto por:
- HIDROGÊNIO - 74%;
- HÉLIO - 25%;
- OUTROS ELEMENTOS - 1%






BLOG - Professor Antônio Neves: SUS VIABILIZARÁ REMÉDIOS PARA TRATAMENTO DE ALTA C...

BLOG - Professor Antônio Neves: SUS VIABILIZARÁ REMÉDIOS PARA TRATAMENTO DE ALTA C...: Diário Oficial publica inclusão de remédios contra câncer de mama e hepatite C no SUS Portarias publicadas hoje (26) pelo Ministério da ...

GÁS

O gás quando comprimido se aquece. Já quando o gás é expandido se resfria

PERIÉLIO X AFÉLIO


2 DE JANEIRO - Periélio ( Ponto em que a Terra fica mais proxima do sol);
2 DE JULHO - Afélio (Ponto mais afastado do Sol)
OBS. As estações do Ano são consequencia da Inclinação do Eixo da Terra com relação a sua órbita em torno do Sol.


1- RAIOS INFRAVERMELHOS X RAIOS ULTRAVIOLETAS


A radiação infravermelha (IV) é uma radiação não ionizante na porção invisível do espectro eletromagnético que está adjacente aos comprimentos de onda longos, ou final vermelho do espectro da luz visível. Ainda que em vertebrados não seja percebida na forma de luz, a radiação IV pode ser percebida como calor, por terminações nervosas especializadas da pele, conhecidas como termorreceptores.
A radiação ultravioleta (UV) é a radiação eletromagnética ou os raios ultravioleta com um comprimento de onda menor que a da luz visível e maior que a dos raios X, de 380 nm a 1 nm. O nome significa mais alta que (além do) violeta (do latim ultra), pelo fato de que o violeta é a cor visível com comprimento de onda mais curto e maior frequência.

PLANETA MARTE


             Marte é o quarto planeta a contar do Sol e é o último dos quatro planetas telúricos no sistema solar, situando-se entre a Terra e o cinturão de asteróides, a 1,5 UA do Sol (ou seja, a uma vez e meia a distância da Terra ao Sol). De noite, aparece como uma estrela vermelha, razão por que os antigos romanos lhe deram o nome de Marte, o deus da guerra. Os chineses,coreanos e japoneses chamam-lhe "Estrela de Fogo", baseando-se noscinco elementos da filosofia tradicional oriental. Executa uma volta em torno do Sol em 687 dias terrestres (quase 2 anos terrestres). Marte é um planeta com algumas afinidades com a Terra: tem um dia com uma duração muito próxima do dia terrestre e o mesmo número de estações.
        Marte tem calotas polares que contêm água e dióxido de carbono gelados, o maior vulcão conhecido do sistema solar - o Olympus Mons, um desfiladeiro imenso, planícies, antigos leitos de rios secos, tendo sido recentemente descoberto um lago gelado. Os primeiros observadores modernos interpretaram aspectos da morfologia superficial de Marte de forma ilusória, que contribuíram para conferir ao planeta um estatuto quase mítico: primeiro foram os canais; depois as pirâmides, o rosto humano esculpido, e a região de Hellas no sul de Marte que parecia que, sazonalmente, se enchia de vegetação, o que levou a imaginar a existência de marcianos com uma civilização desenvolvida. Hoje sabemos que poderá ter existido água abundante em Marte e que formas de vida primitiva podem, de facto, ter surgido.
Fonte: Wikipedia

FIGURA 01:  SOLO DE MARTE

FIGURA 02:  GELO EM MARTE

FIGURA 03:   MARTE




Meteoroides



Esses astros têm dimensões que vão de partículas pequenas como pó, até alguns que alcançam 50 metros. Os que possuem tamanhos maiores que 50 metros são classificados como asteroides. Os que atravessam a atmosfera terrestre são denominados meteoros, quando chegam ao solo, passam a se chamar meteorito.




Cometas


Compostos em grandes proporções por gelos voláteis, de fácil evaporação, os cometas possuem órbitas bastante excêntricas. Esse corpo celeste é conhecido por ter, em sua maioria, três partes: a primeira é um centro ou núcleo sólido. A segunda é composta por uma cabeleira, uma cabeça redonda que envolve o núcleo, constituída de partículas de poeira misturadas com água, metano e amoníaco congelados. A terceira é caracterizada por uma longa cauda de poeira e gases que dão continuidade à cabeleira.

Existem alguns cometas com período curto de vida e outros já velhos, categorizados como asteroides.

Figura 01: Cometa ( foto tirada por uma sonda)


Figura 02: Cometa ( Estrutura)

Figura 03: Cometa WEST

Figura 04: Cometa 



Transneptunianos

Inseridos nesse grupo estão os corpos celestes gelados semelhantes aos centauros, em que sua distância média em relação ao Sol encontra-se, como o próprio nome diz, além da órbita de Netuno. Essas órbitas têm idade superior a 200 anos e, pensa-se que os cometas que surgem e desaparecem rapidamente, ou seja, de curto período, sejam originários desta região. Plutão e Éris, planetas anões, encontram-se, também, nessa região.
Em 1992, descobre-se o primeiro transneptuniano. Porém, como na época Plutão era considerado um planeta comum, sendo, portanto, conhecido há quase um século, convém-se dizer que ele já era um transneptuniano, pois já orbitava nessa região do Sistema Solar. 




Centauros


Esse grupo nomeia os astros gelados que se assemelham a cometas, tendo órbitas menos excêntricas, ou seja, com o eixo mais afastado da posição central e que estão localizados na região entre os planetas Júpiter e Netuno. Apesar de serem semelhantes aos cometas, são muito maiores que eles. Quíron foi o primeiro centauro a ser descoberto, tendo, então, propriedades parecidas com as de um cometa e de um asteroide.




Asteroides


       Menores que os planetas, esses astros têm uma forma semelhante à de uma batata, normalmente sendo encontrados, em sua maioria, na órbita entre Marte e Júpiter. Essa região entre os dois planetas é famosa, conhecida como Cintura de Asteroides. Os asteroides são compostos por partes significativas de minerais não voláteis, ou seja, que não evaporam com facilidade. Eles são subdivididos em grupos e famílias, baseados em características orbitais específicas. Há casos em que se pode notar luas de asteroides, ou seja, alguns funcionam como satélites, orbitando seus semelhantes, que por sua vez são maiores.

           Outra classe conhecida são os asteroides troianos, localizados em pontos especiais entre os planetas, orbitando o Sol na mesma região que um desses, à frente e atrás dos mesmos. Os asteroides com menos de 10 quilômetros de diâmetro são chamados de planetésimos, antigos corpos de pequenas dimensões que deram origem aos planetas. Cometas mais velhos que já perderam todo o material volátil são encaixados como asteroides.

Figura 01: Asteroide Gaspra




Figura 02: Cinturão de Asteróides


Figura 03: Cinturão Principal de Asteróides

OUTROS CORPOS CELESTES

Esse grupo possui elementos de uma classe de astros chamada “corpos menores do Sistema Solar”. Ele inclui vários objetos diferenciados como o caso de asteroides, transneptunianos, cometas, centauros, meteoroides, planetoides e outros pequenos corpos.

Eliezer Dantas: Ilha de Sant’Ana recebe 29ª edição da Feira de Ar...

Eliezer Dantas: Ilha de Sant’Ana recebe 29ª edição da Feira de Ar...: Ilha de Sant’Ana recebe 29ª edição da Feira de Artesanato do Seridó Foi aberta nesta quarta-feira, 25 de julho, a 29ª ...

quarta-feira, 25 de julho de 2012

POR QUE PLUTÃO DEIXOU DE SER CONSIDERADO PLANETA - VÍDEO

POR QUE PLUTÃO NÃO É MAIS PLANETA?




De fato Plutão não é mais considerado um planeta, ele agora pertence a uma categoria denominada "Planeta Anão". Para entender porque isto aconteceu vamos contar um pouquinho de história:
Em 1930 o astrônomo americano Clyde Tombaugh descobriu um corpo no céu, era apenas um pequeno ponto, mas ao calcular a sua órbita percebeu que ele tinha uma órbita mais afastada que Netuno, seria o nono planeta, este corpo celeste foi batizado de Plutão. No início chegou-se a estimar que Plutão poderia ser maior que o planeta Terra, mas medições posteriores mostraram que ele na verdade seria bem menor que a nossa Lua. Já nos anos 70 alguns astrônomos começaram a propor a idéia de que Plutão não seria de fato um planeta, pois além de pequeno e pouco massivo, sua órbita era muito achatada e inclinada em comparação aos outros planetas.
Mas no fim da década foi descoberta um satélite de Plutão, que foi batizado de Caronte, o que dava argumentos para os defensores de Plutão como um planeta. Apenas na década de 1990 foi descoberto outro objeto trans-netuniano. Mas nos anos seguintes com a construção de telescópios avançados, o número destes objetos cresceu rapidamente, e alguns deles eram quase tão grandes quanto Plutão (Sedna, Varuna, Quaoar, etc.). Então em 2005 foi divulgado que um destes objetos, posteriormente batizado de Eris era maior que Plutão.
Então chegou-se a um impasse: Se Plutão era um planeta, Eris (que é maior) também deveria ser. Finalmente em 2006 houve uma reunião da IAU (União internacional da astronomia) e em uma votação histórica a assembéia da IAU decidiu que Plutão deixaria de ser um planeta. Ele, Ceres e Eris foram denominados planetas anões.
. Plutão é pequeno demais e leve demais para ser um planeta.


PARTE III


PARTE III
Os planetas são classificados em telúricos ou gasosos, ficando os primeiros mais próximos do sol e os segundos mias distantes.Plutão perdeu a sua condição de planeta e passou a ser considerado um planeta anão ou plutóide.
Para ser considerado um planeta, são necessários três critérios: ele deve orbitar o Sol, ele deve ser grande o suficiente para a gravidade moldá-lo dentro da forma de uma bola e sua vizinhança orbital deve estar livre de outros objetos. A partir de 24 de Agosto de 2006, Plutão deixou de ser classificado como planeta e passou a ser denominado como Planeta Anão.

CLASSIFICAÇÃO DOS PLANETAS


PARTE II
Os planetas sao classificados em terrestre ou telúricos e gasosos. Os primeiros sao sólidos, encontram-se na parte mais interna do sistema solar ,sendo por isso também chamados de planetas interiores,sao eles: Mercurio, Venus, Terra e Marte. Já os planetas gasosos (gigantes ou exteriores) sao:Júpter, saturno,urano e Netuno. Plutao perdeu o status de planeta em 2006, com a nova definiçao de planeta da UAI,passando para a categoria de palneta anao. Para ser considerado um planeta, um corpo celeste deve apresentar as seguintes caracteristicas: Orbitar o sol, ter forma, aproximadamente esférica e ser o maoior astro em sua órbita. Plutao perdeu seu status de planeta, por nao possuir esta ultima carateristica.


COM QUEM A SELEÇÃO BRASILEIRA DEVE APRENDER A JOGAR?

A Seleção Brasileira Masculina de Futebol deve aprender a jogar  com a FEMININA, pois hoje 25 de julho de 2012, as jogadoras do BRASIL ganharam de 5 a 0 de CAMARÕES, enquanto a Masculina perde até para a VENEZUELA!


Cidade Aflita: Ilha de Sant'Ana: Lixo no leito do Rio Seridó e fa...

Cidade Aflita: Ilha de Sant'Ana: Lixo no leito do Rio Seridó e fa...:     Recebemos denúncia de que estão jogando lixo no leito do Rio Seridó, porém, sem uma denúncia mais precisa fica difícil de se tomar prov...

terça-feira, 24 de julho de 2012

CLASSIFICAÇÃO DOS PLANETAS


CLASSIFICAÇÃO DOS PLANETAS

PARTE I

    Como são classificados os planetas? Plutão ainda é considerado um planeta? 
Que características um corpo celeste deve ter para ser considerado um planeta?
Em telúricos ou gasosos, ficando os primeiros mais próximos do sol e os segundos mias distantes.Plutão perdeu a sua condição de planeta e passou a ser considerado um planeta anão ou plutóide. Planeta Anão De acordo com as novas regras, um planeta deve satisfazer três critérios: ele deve orbitar o Sol, ele deve ser grande o suficiente para a gravidade moldá-lo dentro da forma de uma bola e sua vizinhança orbital deve estar livre de outros objetos. A partir de 24 de Agosto de 2006, Plutão deixou de ser classificado como planeta e passou a ser denominado como Planeta Anão. 
Plutóide
Em 11 de Junho de 2008 a União Astronômica Internacional decidiu que objetos além da órbita de Netuno, com as características de composição por "gêlo" e que tenham a forma esférica passem a ser designados por plutóides.
 

Fonte:http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/plutao.html

FIGURA 01: SISTEMA SOLAR

FIGURA 02: ILUSTRAÇÃO DO SISTEMA SOLAR

FIGURA 03: ESCALA DOS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR

MITOLOGIA GREGA


No começo havia o Caos, ou Vazio, do qual saem Urano(Céu) e Gaia(Terra) e sua união surgem os Titãs e as Titanesas. De todos os Titãs o mais importante para o desenvolvimento do mundo foi Cronos(Tempo), o caçula. Cronos, com sua foice, cortou a cabeça de seu pai Urano e o sangue da ferida caiu sobre a Gaia, fecundado-a!

figura: DEUSES NO OLIMPO

CONCEITO DE MITOLOGIA


 Mitologia é o estudo sistematico dos mitos de uma determinada cultura, transmitida pela tradição oral ou escrita.


TEORIA DA CONDENSAÇÃO


Segundo a Teoria da Condensação o Sistema Solar teria se originado de um grande nuvem de gás e poeira em rotação.



EFEITO ESTUFA EM VÊNUS


O motivo pelo qual o efeito estufa é tão severo em Vênus será a presença de CO2 na atmosfera, haja vista que no nosso planeta existe praticamente a mesma quantidade, no entanto,aqui na Terra essa quantidade está armazenada na água e nas rochas; em Vênus foi liberada em toda atmosfera. Acredito que o nosso planeta possa sim sofrer o mesmo efeito estufa de Vênus, se a emissão de poluentes continuar de forma desordenada em enormes quantidade em nossa atmosfera.

FIGURA: SUPERFÍCIE DE VÊNUS


Vênus ou Mercúrio?


Vênus retém a energia térmica provinda do Sol devido ao forte efeito estufa que existe no planeta. Apesar de estar bem mais próximo do Sol, Mercúrio praticamente não possui atmosfera e possui um movimento de rotação muito lento o que causa contrastes de temperaturas entre as faces iluminada(altas temperaturas) pelo Sol e a não iluminada (baixas temperaturas) fazendo assim que a temperatura média do planeta seja mais baixa. O problema em Vênus é que sua atmosfera possui muito CO2 e isso faz com que o efeito estufa seja muito intenso lá promovendo temperaturas que podem passar bem mais dos 450 oC em algumas regiões do planeta.

FIGURA 01 - VÊNUS


FIGURA 02 - MERCÚRIO


LUCINEIDE MEDEIROS: Festas de clubes garantem a animação da Festa de S...

LUCINEIDE MEDEIROS: Festas de clubes garantem a animação da Festa de S...: A partir desta quarta-feira (25) os clubes de Caicó abrem suas temporadas de festas, durante os festejos de Santana. O Blog traz a prog...

segunda-feira, 23 de julho de 2012


Em 1699, Newton é nomeado Master of the Mint com a tarefa de reformar e supervisionar a cunhagem da moeda.
Em 1701/2 é novamente representante da universidade de Cambridge no parlamento e em 1703 vai ser eleito presidente da Royal Society, cargo honorário para o qual é sucessivamente reeleito até à sua morte. Em 1705 é investido cavaleiro pela rainha Anna.
É de lamentar que após 1693, Newton não se tenha dedicado mais à matemática. Ele teria facilmente criado uma das mais importantes aplicações do cálculo: o cálculo das variações que seá desenvolvido pelos Bernoulli (1623-1759) por Euler (1707-1783) e por Lagrange (1765-1843). Já nos Principia Newton tinha sugerido este assunto quando calcula a forma de uma superfície de revolução que atravessa uma massa de liquido oferecendo resistência mínima. Também em 1696, resolve - em poucas horas diz-se - o clássico problema da brachistochrona: determinar a forma da trajetória que uma massa em queda, sob a acção da gravidade, descreve entre dois pontos dados num tempo mínimo. Este problema tinha sido colocado por Johann Bernoulli e Leibniz tinha proposto uma solução que desafiava os matemáticos europeus da altura. Cautelosamente, Newton vai comunicar a sua solução à Royal Society de maneira anónima. Bernoulli ao ver a solução terá exclamado: "Ah! Reconheço o leão pela sua pata."(cit in Bell, Men of Mathematics,1986: p.115)
Poucas semanas antes da sua morte, Newton presidiu a uma secção da Real Society. Foi eleito sócio estrangeiro da Academia das Ciências Francesa em 1699. Faleceu a vinte de Março de 1727, entre a uma ou duas da manhã, durante o sono, com oitenta e cinco anos. Teve direito ao elogio fúnebre oficial pronunciado pelo secretário da Academia, Bernard le Bovier de Fontenelle. Foi sepultado no Panteão de Londres, junto aos reis de Inglaterra, na Abadia de Westminster.

Fonte: www.educ.fc.ul.pt