Páginas

sexta-feira, 27 de julho de 2012

NASA afirma ter encontrado 47 planetas "habitáveis"


Desta lista, mais da metade são luas e apenas dois foram confirmados como detentores de características "terrenas".


Se o sol se transformar em uma estrela anã os planetas considerados habitáveis ainda manteriam essa possibilidade?
O Sol antes de tornar-se uma estrela anã, ele passará pela fase de gigante vermelha, quando isto acontecer, as reações nucleares ficarão mais intensas (ele sai da sequência principal, queima de H em He) e passar a fundir o He. Para ele fundir o He ele vai precisar de uma temperatura muito superior a da fusão do H (cerca de 15 milhões de graus). Com isto, a atmosfera terrestre não será capaz de barrar os raios de alta energia oriundos do Sol e a Terra irá esquentar muito, a ponto de não suportar a vida como a conhecemos Isto tudo bem antes do Sol tornar-se uma anã branca.
A anã branca resultante da morte do Sol deverá ser um corpo com aproximadamente as dimensões da Terra. Seria o núcleo exposto do Sol, pois as camadas mais externas seriam liberadas de volta ao espaço na forma de uma nebulosa planetária. Essa anã branca não emitiria energia o suficiente para manter a vida como a conhecemos. 
O nosso Sol está se tornando gradativamente mais quente e daqui a aproximadamente 500 milhões de anos vai se tornar tão quente que possivelmente a vida na Terra já não seja possível. A partir desse período suas camadas mais externas começarão a aumentar lentamente e fará seu caminho evolutivo até sair da sequência principal se tornado uma gigante vermelha. Possivelmente a vida na Terra já estará extinta bem antes do Sol se tornar uma gigante vermelha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário