Páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2012

AFINAL QUANTOS FUSOS HORÁRIOS TEM O BRASIL?


O Brasil tinha 4 fusos horários, mas pesquisando na internet descobri que em 2008 foi aprovada por Luís Inácio da Silva,uma lei proposta pelo senador Tião Viana, para reduzir um fuso horário na região Norte. 


    Os atuais três fusos horários passaram a vigorar a partir da zero hora de 24 de junho de 2008, determinada pela Lei nº 11.662, sancionada pelo governo federal em 24 de abril de 2008. 
Essa lei reduziu de quatro para três o número de fusos horários usados no Brasil. A mudança atingiu municípios nos estados do Acre, Amazonas e Pará. Desde então, os 22 municípios do Acre ficaram com diferença de uma hora em relação a Brasília - antes eram duas horas a menos. Municípios da parte oeste do Amazonas, na divisa com o Acre, sofreram a mesma mudança, o que igualou o fuso dos Estados do Acre e do Amazonas.
      A mudança na lei também fez com que o Pará, que antes tinha dois fusos horários, passasse a ter apenas um. Os relógios da parte oeste do Estado foram adiantados em mais uma hora, fazendo com que todo o Pará ficasse com o mesmo horário de Brasília. Observe abaixo, nos mapas, as mudanças ocorridas.
Em 24 de abril de 2008 a Lei Federal nº 11.662[11] reduziu a quantidade de fusos horários do Brasil para três. São eles:
Anterioemente a essa Lei existia o 4 fuso que era
  • UTC −5: estado do Acre e porção oeste do estado do Amazonas, que agora faz parte do UTC -4 acima.
Figura 01: Fuso horário do Brasil - novo


Figura 02: Fuso horário do Brasil - mapa



Figura 03: Fuso horário do Brasil - o que mudou





Nenhum comentário:

Postar um comentário