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sábado, 26 de janeiro de 2013

PINTURAS RUPESTRES




Pinturas Rupestres


O número de sítios descobertos pelos pesquisadores da FUMDHAM aumenta anualmente. Em 2012, estão cadastrados 1.028 com arte rupestre, sendo 735 sítios com pinturas, 206 com pinturas e gravuras e 87 somente com gravuras.
Escavações realizadas nos sítios com arte rupestre permitiram obter datações a partir de pedaços da parede pintada, que se destacaram e caíram no solo, ficando depois enterrados pelos sedimentos os quais aí se depositaram. Alguns desses blocos com pinturas foram encontrados ao lado de fogueiras pré-históricas cujos carvões puderam ser datados pela técnica do carbono 14. Um exemplo é a Toca do Boqueirão da Pedra Furada, onde rochas com pinturas foram encontradas em uma camada datada de 29.860 anos. Isso significa que essa é a idade mínima para a pintura e data o momento em que o bloco já estava no solo.
Nas grutas existentes nos maciços calcários, vizinhos ao Parque Nacional, foram encontradas figuras pintadas cobertas por camadas de calcita. Essa calcita pode ser datada entre 33.000 e 35.000 anos para figuras da Toca da Bastiana.
Os primeiros vestígios da presença do homem nessa região datam de 100.000 anos. Eles foram encontrados nas escavações da Toca do Boqueirão da Pedra Furada. A região era então completamente diferente: o planalto era coberto pela floresta amazônica e, na planície, o bioma era a mata atlântica. Havia muitos rios, flora e fauna eram diversificadas e muito ricas, o que permitia que os homens vivessem bem e se desenvolvessem.
Os grupos étnicos que habitaram a região evoluíram culturalmente, e as pinturas rupestres constituem um testemunho dessa transformação. Pode-se observar a evolução dos registros gráficos rupestres mediante a identificação de mudanças nas técnicas de pintura ou de gravura empregadas, mas também nas variações dos temas e na maneira como eles são representados. Essas mudanças não são resultado do acaso, mas de uma transformação social gradativa que se manifesta em diferentes aspectos da vida dos grupos humanos, entre os quais está a prática gráfica.
O costume de se exprimir graficamente é uma manifestação do sistema de comunicação social. Como tal, a representação gráfica é portadora de uma mensagem cujo significado só pode ser compreendido no contexto social no qual foi formulado. Trata-se de uma verdadeira linguagem, na qual o suporte material é composto por elementos icônicos, cuja completa significação perdeu-se definitivamente no tempo por não conhecermos o código social dos grupos que o fizeram. Não podendo decifrar esse código, resta uma possibilidade de se conhecer mais sobre os grupos étnicos da Pré-História através da identificação dos componentes do sistema gráfico próprio de cada grupo e de suas regras de funcionamento. Efetivamente, cada grupo étnico possui um sistema de comunicação gráfico diferente, com características próprias. Assim, mesmo que não possamos decifrar a sua significação, será possível identificar cada um dos conjuntos gráficos utilizados pelos diferentes grupos. Quando os conjuntos gráficos permitem o reconhecimento de figuras e de composições temáticas, existe também a possibilidade de identificar os elementos do mundo sensível que foram escolhidos para ser representados. Essa escolha é de fundo social, sendo também caracterizadora de cada grupo, pois oferece indicadores sobre os elementos do entorno e as temáticas que são valorizadas por cada sociedade.
As pinturas e gravuras rupestres são então estudadas com a finalidade de poder caracterizar culturalmente as etnias pré-históricas que as realizaram, a partir da reconstituição de um procedimento gráfico de comunicação que faz parte dos respectivos sistemas de comunicação social. Numa segunda instância, esse estudo pretende ― quando o corpus gráfico em questão fornece os elementos essenciais de reconhecimento ― extrair os componentes do mundo sensível que foram escolhidos para fazer parte de tal sistema gráfico. Fica então excluída qualquer possibilidade de interpretação de significados, pois toda afirmação se situaria em um plano de natureza conjectural. Na perspectiva de estudo utilizada, entende-se que a cada tradição gráfica rupestre pode associar-se um grupo étnico particular, na medida em que se possa segregar conjuntamente outros componentes caracterizadores de natureza cultural, tais como uma indústria lítica tipificada, uma utilização própria do espaço ou formas específicas de enterramentos.
Em razão da abundância de sítios e da diversificação de pinturas e gravuras, foi possível estabelecer uma classificação preliminar, dividindo-as em cinco tradições, das quais três são de pinturas e duas de gravuras.
As tradições são estabelecidas pelos tipos de grafismos representados e pela proporção relativa que estes guardam entre si. Dentro das tradições, podem-se, às vezes, distinguir subtradições segundo critérios ligados a diferenças na representação gráfica de um mesmo tema e a distribuição geográfica. Para cada tradição ou, se for o caso, subtradição, é possível distinguir-se diferentes estilos que são estabelecidos a partir de particularidades as quais se manifestam no plano da técnica de manufatura gráfica e pelas características da apresentação gráfica da temática.
Duas das tradições, a Nordeste e a Agreste, já puderam ser datadas graças aos resultados das escavações e sondagens.
Na área do Parque Nacional, nos terrenos da bacia sedimentar, domina a tradição Nordeste de pintura rupestre. Ela é caracterizada pela presença de grafismos reconhecíveis (figuras humanas, animais, plantas e objetos) e de grafismos puros, os quais não podem ser identificados. Essas figuras são, muitas vezes, dispostas de modo a representar ações, cujo tema é, às vezes, reconhecível. Os grafismos puros, que não representam elementos conhecidos do mundo sensível, são nitidamente minoritários. As figuras humanas e os animais aparecem em proporções iguais e são mais numerosos que as representações de objetos e de figuras fitomorfas. Algumas representações humanas são apresentadas revestidas de atributos culturais, tais como enfeites de cabeça, objetos cerimoniais nas mãos, etc. As composições de grafismos representando ações ligadas sejam à vida de todos os dias, seja a cerimoniais são abundantes e constituem a especificidade da tradição Nordeste. Quatro temas principais aparecem nessa tradição: dança, práticas sexuais, caça e manifestações rituais em torno de uma árvore. São também frequentes as composições gráficas representando ações identificáveis, mas cujo tema não podemos reconhecer; um exemplo desse caso é uma composição na qual uma série de figuras humanas parecem dispostas umas sobre os ombros das outras formando uma pirâmide, que faz evocar uma representação acrobática. Outro tipo de composição gráfica identificada com frequência em todas as subtradições da tradição Nordeste é designada como composição emblemática. Trata-se de figuras dispostas de maneira típica, com posturas e gestos de pouca complexidade gráfica, mas que se repetem sistematicamente. Uma das composições emblemáticas dessa tradição representa duas figuras humanas, colocadas costa contra costa, frequentemente acompanhadas de um grafismo puro.
Graças à abundância de sítios e à sua larga distribuição espacial e temporal, pudemos classificá-la em subtradições e estilos. Atualmente, conhecemos as subtradições Várzea Grande e Salitre, no sudeste do Piauí, e a subtradição Seridó, no Rio Grande do Norte.
A subtradição Várzea Grande, a mais bem estudada e representada, está dividida em estilos que se sucedem no tempo: Serra da Capivara, o mais antigo, Complexo estilístico Serra Talhada e Serra Branca, estilo final na área de São Raimundo Nonato.
O estilo Serra da Capivara apresenta grafismos cujos contornos são completamente fechados, desenhados por traços contínuos e uma boa técnica gráfica. Na maioria das vezes, sobretudo quando o tamanho permite, as figuras são pintadas inteiramente com tinta lisa. As representações humanas são pequenas, geralmente menores que as figuras animais. Estas últimas são, em geral, colocadas em um local visível e dominam o conjunto das composições; a cor predominante é o vermelho.

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