Páginas

domingo, 8 de janeiro de 2012

MUSEU DO SERIDÓ: PATRIMÔNIO CULTURAL


A missão do Museu do Seridó é: Preservar, conservar e divulgar a memória e a história seridoense, assegurando o acesso democrático ao museu e a visitação livre aos bens museais em exposição, promovido através de políticas claras e coerentes e de ações educativas ao público visitante.
Nos anos 60, por iniciativa do Padre Antenor Salvino de Araújo, nasceu o Museu do Seridó. No início chamou-se Museu "Pena de Ouro" em homenagem ao Senador do Império, Padre Francisco de Brito Guerra, fundador e professor da primeira Escola de Latim do Seridó, onde os filhos de fazendeiros da região aprendiam as humanidades. Nas palavras do seu fundador, o Museu apresentava "retalhos de nossa história" e servia de "guardião do pensamento do povo desta terra".
Em 1992, a Diretora do Campus, Professora Maria Lúcia da Costa Bezerra, consciente da urgência de dar um novo direcionamento ao Museu de forma a adequá-lo às modernas técnicas museográficas, buscou o apoio da Fundação José Augusto, através do seu Diretor, Iapery Araújo, e do especialista em restauração e conservação de bens culturais, Hélio de Oliveira, responsável pela autoria e execução da proposta de revitalização.
Com o projeto museológico elaborado o Museu do Seridó passou toda a década seguinte cumprindo sua função, sempre com limitados recursos orçamentários, sem estrutura laboratorial e sem um prédio para abrigar a reserva técnica.
A contar de 2007, durante os cinco últimos anos pouco foi feito pelo Museu do Seridó, até que se sensibilizando com os protestos generalizados da comunidade acadêmica a Direção do CERES, na pessoa do professor Clóvis Almeida de Oliveira, propôs uma cota significativa no orçamento do CERES e iniciaram-se os trabalhos de reestruturação do Museu a partir da nomeação do professor Muirakytan K. de Macêdo como diretor, que, em conjunto com uma equipe formada por professores e alunos do CERES, elaborou o plano museológico de 2007-2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário