Páginas

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

INÍCIO DOS ESTUDOS SOBRE O HOMEM



Somente a partir do século XIX, com as descobertas promovidas pela ciência moderna a respeito da origem da nossa espécie, o homem penetrou no mundo mutável e em pérpetua
evolução. Os físicos teóricos e naturalistas formularam novas hipóteses a respeito da origem da vida, inclusive da vida extraterrestre e vasculharam o espaço a procura de novos astros presentes no sistema solar. Os paleontólogos retrocederam no tempo ao habitat Pré- Histórico na busca de conhecer melhor os animais, suas origens, seus modos de vida e, também, justificar os seus desaparecimentos. Os antropólogos viajaram no tempo até as eras geológicas remotas para compreender melhor os seres que nos deram origem, seus hábitos, culturas e sociedades. Por fim, os químicos que, nas transmutações químicas, anteviram um novo campo de estudo, a nucleônica, hoje física nuclear, sistematizando as técnicas de datação e, assim, permitindo ao homem penetrar nas eras geológicas, coletar material e prever com certa margem de segurança a sua idade. Toda essa efervescência científica, catalisada pela literatura futurista da época, foi promovida por autores como: Júlio Verne, Paul d’Ivoi, Albert Robida, Edgar Allan Poe, Sir Arthur Conan Doyle, entre outros.

Com a evolução da ciência, muitas teorias em relação à origem do homem foram propostas. Entretanto, nenhuma delas levantava dúvidas a respeito do homem ser um animal e que, portanto, com a necessidade de compartilhar das faculdades de mover-se, de comer, de dormir, de crescer e de reproduzir-se. Tais faculdades, agregadas às características físicas, permitiram situar o homem numa das subdivisões do reino animal: classe dos vertebrados conhecida como mamíferos.


Os mamíferos são animais de sangue quente e caracterizam-se pelos seus métodos de parição, pela faculdade de amamentar seus filhos, por possuir pêlos e duas filas de dentes na boca. No entanto, o homem é melhor caracterizado se incluso numa ordem de mamíferos chamada Primatas, grupo que inclui animais como musaranhos arborícolas, os lêmures, os pongídeos (macacos antropóides) e os símios em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário