Páginas

quinta-feira, 12 de julho de 2012

SISTEMA DE COORDENADAS CELESTES


1 – SISTEMA HORIZONTAL DE COORDENADAS
O Plano do Horizonte é o plano do Horizonte perpendicular ao Zênite.

2 – GRANDES CÍRCULOS
São círculos sobre uma esfera que a dividem em dois hemisférios iguais.
Um círculo vertical é qualquer grande círculo da esfera celeste que passe pelo Zênite e pelo Nadir do observador.
3 – ZÊNITE
ênite (português brasileiro) ou zénite (português europeu), em astronomia, é uma nomenclatura técnica (também usada em trigonometria) que diz respeito a linha de projeção de um observador na esfera celeste, ou seja, o ponto superior na esfera celeste, que incide o prolongamento do eixo da rosa dos ventos, sendo que o oposto corresponde ao nome nadir.
Em trigonometria, para fins de navegação astronômica, é um dos três pontos referenciais que formam um triângulo de posição e onde se encontra o observador. O zênite também é a linha imaginária que parte do observador e sempre aponta para o ponto mais elevado da abóbada celeste.

FONTE:
4 – NADIR
Em astronomia e Geografia nadir (do árabe ندير nadeer نظير nathir, "opósito") é o ponto inferior da esfera celeste, segundo a perspectiva de um observador na superfície do planeta, Nadir é a projeção do alinhamento vertical que esta sob os pés do observador como se "um furo" varasse o outro lado do planeta. Nadir cujo prefixo nad tem uma ligação com osânscrito, significaria canaleta, córrego, ou fluxo do nada, seria então o canal que circularia o prana pelo corpo até o infinito, esse nome é o oposto ao Zênite e ponto culminante que um astro, com igual declinação ficaria a 90º com relação ao observador .
Também, nadir quer dizer "raro" em hebraico (נדיר) e em árabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário