Páginas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

HISTÓRIA DO MUSEU DO SERIDÓ


História
(Texto escrito pela Profa.Ms. Paula Sônia de Brito - UFRN/CERES - Caicó)
Nos anos 60, por iniciativa do Padre Antenor Salvino de Araújo, nasceu o Museu do Seridó. No início chamou-se Museu "Pena de Ouro" em homenagem ao Senador do Império, Padre Francisco de Brito Guerra, fundador e professor da primeira Escola de Latim do Seridó, onde os filhos de fazendeiros da região aprendiam as humanidades. Nas palavras do seu fundador, o Museu apresentava "retalhos de nossa história" e servia de "guardião do pensamento do povo desta terra".
No Livro de Visitas acha-se registrada a impressão dos caicoenses sobre a instalação e funcionamento de um Museu nos sertão seridoense. Merece destaque o depoimento do Monsenhor Walfredo Gurgel, na época governador do Rio Grande do Norte:
Ao visitar hoje o Museu da Pena de Ouro, de Caicó, desejo registrar as impressões colhidas nesta manhã do dia 26 de maio de 1968. Graças à tenacidade do Revmo. Padre Antenor Salvino de Araújo e do poeta José Lucas de Barros, diretor e vice-diretor respectivamente, pedaços da história e das tradições de nossa terra estão sendo preservados da destruição impiedosa dos tempos. Merece, pois, todos os aplausos e incentivos a iniciativa cultural dos que amam a terra e desejam conservar, para a posterioridade, o passado daqueles que povoaram a região e lançaram as sementes das gerações atuais.
O Museu do Seridó com ato de doação feito pelo Patrimônio Municipal, através da Lei no 486 de 13 de janeiro de 1973, por iniciativa do então Prefeito Municipal de Caicó, Francisco de Assis Medeiros teve sua sede transferida para o prédio do antigo Senado da Câmara e Cadeia Pública da Vila do Príncipe, construção finalizada em 1812. O prédio apresenta planta retangular. Compõe-se de dois pavimentos: o superior destinava-se às reuniões da municipalidade; o inferior servia de cárcere. Uma típica construção para fins da administração das vilas coloniais. Todo acervo do museu, de significativo valor para a história regional, foi obtido através de doações feitas pelas famílias seridoenses à Diocese de Caicó, responsável até então pela administração do Museu e conservação de suas peças
Com a criação do Centro Regional de Ensino Superior do Seridó e o funcionamento do Curso de História, a Diocese de Caicó transferiu a posse e a administração do acervo à UFRN, em 22 de maio de 1981.
A partir daí, vários projetos foram elaborados com vistas à ampliação e melhorias das instalações físicas, envolvendo intelectuais, pesquisadores, professores e estudantes da região e do Estado. Face às dificuldades apresentadas, as metas propostas não foram atingidas.
Em 1992, a Diretora do Campus, Professora Maria Lúcia da Costa Bezerra, consciente da urgência de dar um novo direcionamento ao Museu de forma a adequá-lo às modernas técnicas museográficas, buscou o apoio da Fundação José Augusto, através do seu Diretor, Iapery Araújo, e do especialista em restauração e conservação de bens culturais, Hélio de Oliveira, responsável pela autoria e execução da proposta de revitalização.
Com o projeto museológico elaborado o Museu do Seridó passou toda a década seguinte cumprindo sua função, sempre com limitados recursos orçamentários, sem estrutura laboratorial e sem um prédio para abrigar a reserva técnica.
Entre as décadas de 60 e 70 quando o Museu do Seridó, período em que foi criado e repassado à Prefeitura Municipal, o acervo de significativo valor para a história regional, foi obtido através de doações feitas pelas famílias seridoenses à Diocese de Caicó, responsável até então pela administração do Museu e conservação de suas peças. Neste momento não havia a documentação das aquisições. A partir de 1981, já pertencente a UFRN, as doações foram feitas  espontaneamente pela comunidade ao Museu, no entanto, ainda sem uma sistematização técnica de registros das peças doadas. Somente com a montagem do plano museológico em 1992, foram doadas novas peças para a montagem nos núcleos expositivos, principalmente os engenhos de fazer farinha e rapadura. Daquele ano até o presente ano 2007, as doações são registradas sistematicamente segundo as técnicas museológicas.
A contar de 2007, durante os cinco últimos anos pouco foi feito pelo Museu do Seridó, até que se sensibilizando com os protestos generalizados da comunidade acadêmica a Direção do CERES, na pessoa do professor Clóvis Almeida de Oliveira, propôs uma cota significativa no orçamento do CERES e iniciaram-se os trabalhos de reestruturação do Museu a partir da nomeação do professor Muirakytan K. de Macêdo como diretor, que, em conjunto com uma equipe formada por professores e alunos do CERES, elaborou o plano museológico de 2007-2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário